• Comunicados

    Passatempo: Aromáticas Vivas + Duelos de Alimentos

    Já conhecem a marca Aromáticas Vivas? Provavelmente sim, pois são “apenas” o maior produtor nacional de ervas aromáticas frescas. Os seus produtos incluem todas as ervas aromáticas mais conhecidas, mas também algumas menos conhecidas, e até produzem flores comestíveis! O rigor e qualidade nos processos de seleção e embalamento fazem com que os seus produtos cheguem ao mercado com uma frescura, aroma, sabor e composição nutricional fantásticas, claramente acima da média. Além disso, na produção das ervas aromáticas não são usados herbicidas bem pesticidas químicos, salvaguardando assim a saúde dos consumidores e do ambiente.

  • Nutrimentos

    Principais fontes alimentares de fósforo

    O fósforo é um mineral indispensável para o nosso corpo (mais informações sobre o fósforo neste post), pelo que a sua quantidade deve ser mantida dentro dos valores considerados normais (mais informações sobre esse assunto neste post). De uma maneira geral, este micronutrimento encontra-se presente em muitos alimentos diferentes, quer de origem vegetal, quer de origem animal pelo que, se se tiver uma alimentação variada e equilibrada em princípio não ocorrerão carências do mesmo.

  • Nutrição geral

    Haverá alguma relação entre a alimentação e o risco de trombose?

    As doenças cardiovasculares são a principal causa de morte nos países desenvolvidos (estima-se que 33% das mortes mundiais se devem a doenças cardiovasculares). Além da elevada mortalidade, esta classe de doenças também pode ter um impacto enorme na vida de quem sobrevive às mesmas, devido às sequelas que podem deixar. São muitos os fatores que contribuem para o aparecimento de doenças cardiovasculares, sendo um deles a formação desadequada de coágulos sanguíneos (trombose). Como é lógico, a capacidade de produzir coágulos sanguíneos é algo muito importante para a nossa sobrevivência, pois sem ela qualquer hemorragia, por mais pequena que fosse, poderia levar à morte de qualquer um de nós. Ou seja,…

  • Mito ou verdade

    Mito ou Verdade: o leite magro é leite diluído

    O leite é, por muitas razões, um dos temas mais discutidos na área da nutrição e alimentação. Há muita polémica acerca de se se deve ou não consumir este alimento, sendo que normalmente a esse nível as opiniões por vezes são bastante extremas. Não é sobre esse assunto que vou escrever hoje, ainda que assuma, sem problema nenhum, que sou um defensor (e consumidor diário!) de leite e derivados. Uma das ideias que se ouve dizer com alguma frequência é que o leite magro parece água e que não tem sabor. Devido a isso, há quem defenda que este é, na realidade, leite diluído. Será que esta ideia está certa…