O duelo de hoje é dedicado a duas variantes de um peixe que tem uma aparência bastante diferente da forma convencional dos peixes… Estou a falar do peixe-espada! Este peixe tem uma forma comprida e fina, sendo por isso vulgarmente consumido em postas. Pode ser confecionado de muitas maneiras diferentes, sendo que as mais conhecidas são grelhado e frito. Apesar do seu aspeto agressivo, o seu interior é muito suave e delicado, e a sua carne é branca. Os protagonistas deste duelo vão ser o peixe-espada branco e o peixe-espada preto.
Que comece o combate…
Analisando a tabela verifica-se que o peixe-espada preto é menos calórico, pois contém menos gordura. O peixe-espada branco apresenta mais proteína mas também mais colesterol. O teor de vitamina A e D é superior no peixe-espada preto, mas o peixe-espada branco possui mais vitaminas do complexo B (B2, B3, ácido fólico e B12). Do ponto de vista mineral existe mais sódio, potássio e magnésio no peixe-espada preto, mas mais cálcio, ferro e zinco no peixe-espada branco
O peixe-espada preto é menos calórico, pois contém menos gordura e menos proteína. Por outro lado, o peixe-espada branco apresenta uma composição vitamínica mais rica.
Portanto, este duelo termina com um empate. Por um lado a composição em macronutrientes aparenta ser mais interessante no caso do peixe-espada preto, mas a riqueza vitamínica do peixe-espada branco é superior. Já em relação aos minerais, apesar de existirem diferenças, nenhum dos peixes se destaca. Este desfecho acaba por não ser surpreendente, pois os combatentes são duas variantes do mesmo peixe. Para terminar, gostaria apenas de realçar que o peixe-espada (branco ou preto) é um peixe muito nutritivo, e que, infelizmente, nem sempre tem o destaque que merece. Se faz parte do conjunto de pessoas que raramente consome este peixe, experimente dar-lhe uma oportunidade e deixe-se surpreender pelo fantástico sabor e textura do mesmo…