Os cereais pertencem a uma das maiores fatias da Roda dos Alimentos. E o significado disto é fácil de perceber: são um dos grupos de alimentos que deve ser consumido em maior quantidade todos os dias (atenção que isto não significa que não devam ser consumidos com moderação, e na quantidade adequada a cada um!). Quando o tema são os cereais, tradicionalmente pensa-se em arroz, massa ou pão. E de uma maneira geral estas são, de facto, as principais fontes alimentares de cereais. No entanto, há outras opções que, por comodidade ou por preferência individual, podem assumir um papel de destaque no dia alimentar de muitas pessoas. Estou a falar em flocos de cereais, ou, dito em linguagem mais corrente, os “cereais de pequeno-almoço”. E esta classe de alimentos é tão variável que é impossível defini-la corretamente sem se efetuarem comparações entre opções concretas. Devido a isso, decidi colocar frente a frente duas das opções que tradicionalmente recebem o rótulo de “alimentos saudáveis”. De um lado temos os flocos de aveia, do outro os flocos de milho, vulgarmente conhecidos como corn flakes.
Que comece o combate…
Analisando a tabela verifica-se que os flocos de aveia são menos calóricos, contêm menos hidratos de carbono, mais proteína e mais fibra. Por outro lado, os corn flakes apresentam uma menor quantidade de gordura. Passando para as vitaminas, o teor de vitaminas do complexo B (B1, B2, B3, B6 e ácido fólico), bem como de vitamina D é mais elevado nos corn flakes, ao passo que existe mais vitamina E nos flocos de aveia. Em relação aos minerais, os flocos de aveia apresentam menos sódio mas mais potássio, cálcio, ferro, fósforo, zinco e magnésio.
Os flocos de aveia apresentam menos calorias e uma composição mais interessante em macronutrientes e em minerais, enquanto que os corn flakes são mais ricos em vitaminas.
Portanto, sem grandes surpresas, o vencedor deste duelo são os flocos de aveia. Além de serem menos calóricos, apresentam uma composição em macronutrientes mais equilibrada. A este nível é de destacar o teor mais elevado de fibra existente nos flocos de aveia, sendo que esta é maioritariamente do tipo solúvel (mais informações sobre os tipos de fibra neste post), com claros benefícios para a saúde de quem a consome. Quando se passa para as vitaminas, os resultados podem parecer surpreendentes, pois os corn flakes são claramente mais ricos do que os flocos de aveia. Esta riqueza vitamínica não se deve à composição do milho, mas sim a um enriquecimento em vitaminas que é efetuado na produção dos corn flakes. Ou seja, não se trata de algo que existia originalmente no cereal, mas o que é um facto é que este fortalecimento torna os corn flakes uma boa fonte de várias vitaminas. Já em relação aos minerais, os resultados foram claros e revelaram uma evidente vantagem para os flocos de aveia. A este nível, parece-me muito importante destacar que de uma maneira geral os corn flakes apresentam muito sal (sódio), pelo que este pode ser um importante fator a ter em consideração na altura de efetuar as suas opções alimentares. Por último, como é hábito nestes duelos comparo apenas nutrientes, pelo que ficam excluídos dos mesmos possíveis aditivos, sendo que neste caso em concreto os flocos de aveia acabam também por ser uma melhor opção.