O ferro é um mineral muito importante para o nosso corpo (mais informações sobre o ferro neste post). É fundamental para o funcionamento do sangue, é fundamental para as nossas células obterem energia, enfim, é fundamental para muitas funções indispensáveis para enfrentarmos o dia-a-dia com saúde. Apesar de ser um micronutriente presente em muitos alimentos diferentes (mais informações sobre as principais fontes alimentares de ferro neste post), os casos de carência do mesmo são relativamente frequentes, principalmente em mulheres em idade fértil (mais informações sobre a carência de ferro neste post). Devido a isso, há alguns conselhos que normalmente são dados, no sentido de evitar essas carências. É frequente ouvir-se dizer que quem tem baixos níveis de ferro deve consumir laranja à sobremesa, porque aumenta a absorção intestinal do mesmo. Será mito, ou será verdade?
Começando pelo início, é fundamental destacar que o ferro encontrado nos alimentos de origem animal é absorvido muito mais eficazmente do que o encontrado nos alimentos de origem vegetal. E se em relação ao primeiro, como a sua absorção é elevada, não há muito a fazer, já em relação ao segundo pode-se e deve-se tentar otimizar a quantidade que é absorvida no intestino. E a melhor forma de o fazer é ingerindo quantidades significativas de vitamina C. Esta vitamina desempenha muitas funções importantes no nosso corpo, sendo que uma delas passa pelo aumento da absorção intestinal de ferro (de origem vegetal). A laranja é uma das frutas mais ricas nesta vitamina, e, por isso é, de facto, uma boa opção para aumentar a absorção de ferro.
A vitamina C aumenta a absorção intestinal de ferro, pelo que o consumo de laranja à sobremesa permite uma melhor captação desse mineral.
Portanto, como a laranja é rica em vitamina C, o seu consumo à sobremesa vai, de facto, contribuir para que a absorção de ferro no intestino seja mais eficaz. Consequentemente, vai existir mais ferro disponível para as nossas células, e por isso pode ser uma excelente ajuda para prevenir quadros de carência deste mineral que desempenha tantas funções importantes no nosso corpo.