Nutrição geral

13 alimentos que nos dão felicidade! (primeira parte)

Escolher alimentos que nos dão felicidade é uma tarefa muito difícil, pois se por um lado os alimentos que comemos são algo objetivo, a felicidade é exatamente o contrário, ou seja, algo muito subjetivo, difícil de quantificar, e moldável em função de cada instante! Devido a isso, há algum aspetos que me parecem importantes de destacar, antes de falar em alimentos em concreto. Em primeiro lugar, todos somos diferentes, e temos preferências alimentares diferentes (mais informações sobre a relação entre a alimentação e a felicidade neste post). Em segundo lugar, infelizmente não temos todos acesso a todo o tipo de alimentos, e por isso os sentimentos que a alimentação desperta em cada um podem ser muito diferentes. Em terceiro lugar, por vezes há problemas de saúde que podem condicionar de forma muito significativa a nossa alimentação. Por último, estudar a influência que a alimentação em geral, e os nutrientes em particular, têm no bem-estar psicológico está longe de ser uma tarefa fácil, havendo vários nutrientes que se sabe que de alguma forma estão envolvidos no processo (mais informações sobre os principais nutrientes importantes para a felicidade neste post). Apesar disso, e tendo em consideração todas as ressalvas que eu destaquei, é possível criar uma lista de alimentos que, de uma maneira geral, estão associados a uma maior felicidade:


Abacate – O abacate é uma fruta muito rica em várias vitaminas, nomeadamente várias do complexo B e, em particular, vitamina B6 e ácido fólico. Além disso, contêm também quantidades significativas de magnésio. Estes 3 micronutrientes desempenham um papel muito importante na preservação do bem-estar psicológico.


Bagas – Além de serem uma fruta extremamente nutritiva, as bagas são também uma das melhores fontes alimentares de antioxidantes. Em particular, contêm quantidades muito significativas de vitamina C e flavonóides que auxiliam o cérebro a funcionar corretamente.


Banana – Além do seu sabor doce, e da textura suave, que, por si só, contribui para algum bem-estar, as bananas são igualmente ricas em potássio. Este mineral é indispensável para o funcionamento do nosso corpo em geral, tendo um efeito particularmente relevante ao nível da comunicação entre as células do cérebro.

 

São várias as frutas que podem, de alguma forma, contribuir para uma maior sensação de felicidade, nomeadamente o abacate, as bagas e a banana.

 


Café – O café é uma bebida amplamente associada à sensação de felicidade, por vários motivos. Em primeiro lugar, porque muitas vezes o seu consumo implica um ato social, pois é frequente ser consumido juntamente com outras pessoas (basta pensar que quando encontramos alguém que já não vemos há algum tempo, uma das expressões mais ouvidas é “temos que combinar ir tomar um café”). Além disso, como é uma bebida que tradicionalmente é consumida quente, traz algum conforto a quem a consome. O facto de apresentar propriedades estimulantes também contribui para o bem-estar psicológico, uma vez que afasta a sensação de cansaço. O seu efeito vasodilatador promove ainda um aumento da irrigação sanguínea do cérebro. Por último, sabe-se que o café estimula a produção de dopamina, sendo que este neurotransmissor está associado a quadros de maior euforia.


Castanha do Maranhão – Este fruto seco, também conhecido como castanha do Pará, é a melhor fonte natural de selénio que existe (mais informações sobre o selénio neste post). Sendo esse um mineral muito importante para a função cerebral, o consumo deste alimento pode ser um bom contributo para manter a saúde mental.


Chá verde – O chá verde e, em particular, o chá matcha, contêm uma substância chamada teanina, que ajuda a relaxar e a manter a calma. Consequentemente, promove uma sensação de felicidade.

 

Bebidas quentes como o café e o chá verde, bem como castanhas do Maranhão parecem contribuir para uma maior sensação de bem-estar psicológico.

 


Em breve irei publicar um post com a segunda parte desta lista…

2 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *