No passado dia 16 de outubro celebrou-se o Dia Mundial da Alimentação. Uma data simbólica, que tem sido usada para promover uma maior consciência sobre o impacto que as nossas escolhas alimentares têm na saúde de cada um, mas também na saúde do planeta. É, por isso, uma data particularmente importante para mim, enquanto nutricionista. Mas esta ano esse dia teve um sabor especial, pois foi o dia no qual foi lançado o meu primeiro livro, chamado “Duelos de Alimentos”.
Este livro surge na sequência dos posts Duelo de Alimentos que costumo publicar aqui no blogue. Ou seja, em cada duelo há dois alimentos que são colocados frente a frente, a sua composição nutricional é analisada com detalhe, e depois é tomada uma decisão sobre qual é o vencedor do mesmo. No entanto, o formato dos mesmos, e os dados apresentados no livro são um pouco diferentes. Além disso, no livro existem mais de 70 duelos diferentes, sendo que destes apenas 2 foram publicados no Mundo da Nutrição, sendo os restantes originais. O livro encontra-se organizado por vários capítulos… Os primeiros dois permitem ao leitor familiarizar-se com a composição dos alimentos, e com os diferentes nutrientes. Seguidamente poderá encontrar 7 capítulos dedicados às principais classes de alimentos, nomeadamente frutas, legumes, cereais, carne, peixe, bebidas e “pecados alimentares”. Existem ainda 2 capítulos com duelos temáticos, um dedicado ao inevitável Natal e outro ao Regresso às Aulas. No último capítulo são apresentadas várias receitas originais, nas quais os protagonistas são os vencedores dos duelos existentes no livro.
Numa altura em que se fala tanto de super-alimentos, é importante perceber-se que nenhum alimento é perfeito, e que por isso é fundamental variar a alimentação, no sentido de combinar alimentos com diferentes propriedades nutricionais. A minha ideia ao escrever este livro foi tentar transmitir de forma simples mas científica isso mesmo. O objetivo não é dizer que um alimento é bom, e que outro é mau, mas sim mostrar que todos os alimentos tem mais-valias nutricionais, mas também têm algumas limitações. Todos os dias temos que tomar decisões sobre o que comer, e acredito que o livro pode ajudar os leitores a tomarem melhores decisões alimentares.
Após menos de 2 meses do livro estar à venda nas livrarias e grandes superfícies um pouco por todo o país posso dizer que me sinto muito honrado com o feedback que tenho recebido. Principalmente porque constato que quem lê o livro percebe exatamente a mensagem que eu quero transmitir, e reconhece no mesmo utilidade para o seu dia a dia. Acredito que o formato original no qual a informação é disponibilizada ajude, de facto, a que a informação chegue de forma correta ao leitor.
Pessoalmente sinto-me muito feliz com o resultado final. Foi um projeto que eu adorei criar e desenvolver, pois aprendi muito, e sinto que me fez crescer não só enquanto nutricionista, mas acima de tudo enquanto consumidor que tem que enfrentar diariamente diversas escolhas alimentares. Não posso terminar sem agradecer sinceramente à Editora Marcador, e à fantástica equipa que trabalhou comigo no sentido de tornar este sonho realidade, em particular à Cristina Lourenço, à Carla Sota e à Susana Lima.
Por último, mas extremamente importante, uma palavra para si, caro leitor deste blogue (e eventualmente do livro), um agradecimento sentido por me ajudar a fazer crescer este meu mundo que é o Mundo da Nutrição!