Duelo de alimentos

Duelo de Alimentos: Muesli vs. Granola

Seja ao pequeno-almoço, ao lanche ou como snack entre refeições, o pão ou as bolachas costumam ser umas das primeiras opções para muita gente. No entanto, nos últimos anos têm surgido no mercado várias alternativas a estes alimentos, sendo que algumas delas têm vindo a merecer um destaque particularmente significativo por parte dos consumidores. Basta ver os corredores dos supermercados destinados aos cereais para se comprovar isso mesmo… Duas dessas alternativas são o muesli e a granola. Apesar de serem muito parecidos (diria mesmo que deve haver quem até considere que são dois nomes diferentes que designam a mesma coisa) há diferenças importantes a destacar. Ambos são preparados a partir de flocos de cereais (normalmente aveia, entre outros), que podem ser combinados com vários alimentos diferentes, nomeadamente frutos secos, frutos desidratados, chocolate, etc. A principal diferença está no facto de estes ingredientes serem mantidos em “cru” no muesli, enquanto que na granola são cozinhados no forno, normalmente com algo para fazer a ligação entre os mesmos (mel, claras de ovo, açúcar, óleo de coco, …).

Que comece o combate…

 

Analisando a tabela verifica-se que o muesli é significativamente menos calórico do que a granola, principalmente devido ao seu menor teor em gordura. Por outro lado, a granola contém menos hidratos de carbono, mais proteína e mais fibra. Em relação às vitaminas, há mais vitamina B6 e ácido fólico no muesli, mas mais vitaminas B1, B3 e E na granola. Do ponto de vista mineral, o conteúdo em potássio, cálcio, ferro, zinco, fósforo e magnésio é superior na granola.

 

O muesli é menos calórico mas a composição em macronutrientes, vitaminas e minerais é mais interessante na granola.

 

Concluindo, o vencedor deste duelo é a granola. Apesar de ser bastante mais calórica, apresenta uma composição em macronutrientes mais equilibrada, e uma riqueza em vitaminas e minerais superior à do muesli. No entanto, convém referir que a interpretação deste duelo está longe de ser uma tarefa simples, porque se devem considerar diferentes variáveis que podem mudar o desfecho do mesmo. Se o objetivo for ter uma alimentação equilibrada com poucas calorias, então o muesli poderá ser uma melhor opção. Também importa salientar que o facto da granola ser cozinhada pode alterar de alguma forma as propriedades nutricionais dos alimentos utilizados na sua preparação. Por último, e, na minha opinião, mais importante, é a própria composição quer do muesli quer da granola. De facto, os ingredientes utilizados em combinação com os flocos de cereais vão ser os grandes responsáveis pela composição nutricional do produto final. Ou seja, eventualmente mais importante do que escolher entre muesli ou granola, é mesmo saber escolher qual a melhor opção de muesli ou de granola.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *