Mito ou verdade

Mito ou Verdade: Deve-se evitar comer fruta isoladamente

A fruta é um alimento muito interessante do ponto de vista nutricional, pois não é demasiado calórica, ao mesmo tempo que contém várias vitaminas e minerais. Claro que há fruta mais interessantes do que outras, mas de uma maneira geral todas apresentam as características que eu referi. Devido a isso, podem e devem fazer parte de um padrão alimentar saudável, mesmo para quem pretende perder peso ou manter um peso baixo. Além da sua riqueza nutricional, a fruta é também muito versátil, podendo ser comida em qualquer refeição. Quando é consumida nas chamadas refeições intermédias (meio da manhã ou meio da tarde), frequentemente é aconselhado o consumo de mais qualquer coisa, de forma a que a fruta não seja comida isoladamente. É costume ouvir-se dizer que quando a fruta é comida de forma isolada, passado algum tempo fica-se ainda com mais fome. Será mito, ou será verdade?


As calorias da fruta devem-se essencialmente à presença de hidratos de carbono e, mais concretamente a açúcares. Sendo os açúcares hidratos de carbono simples, a sua digestão e absorção no intestino são mais rápidas. Isto significa que o açúcar da fruta vai ter tendência a aparecer de forma concentrada no sangue. Como resposta, o nosso corpo vai produzir uma hormona chamada insulina, de forma a fazer com que os níveis de açúcar baixem. Consequentemente, quando tal acontece o cérebro deteta que existe pouco açúcar no sangue e aumenta a sensação de fome.

 

O açúcar da fruta faz aumentar de forma súbita a produção de insulina, que por sua vez vai fazer descer os níveis de açúcar no sangue, o que aumenta a sensação de fome.

 


Dito de uma forma simples, enquanto estamos a fazer a digestão da fruta, vamos sentir saciedade. No entanto, passado pouco tempo o açúcar no sangue dispara, e depois cai rapidamente, fazendo com que a sensação de fome apareça. Por isso, o ideal é não consumir apenas fruta, e juntar mais qualquer coisa, sendo que um laticínio ou uma boa fonte de fibra (pão integral, por exemplo), vão contribuir para que a digestão se torne mais lenta e, por isso, o açúcar no sangue surja de forma mais gradual. Enquanto existirem níveis elevados de açúcar no sangue, vamos sentir uma maior sensação de saciedade. Por isso já sabe, evite comer apenas fruta “para enganar a fome”, pois ao fim de pouco tempo ela reaparece, normalmente de forma mais intensa.


Conclusão: VERDADE!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *