Alimentos

8 (boas!) razões para consumir maçãs

Além do seu sabor incrível, e da possibilidade de serem incorporadas em diferentes receitas (mais informações sobre como consumir maçãs neste post), as maçãs apresentam ainda uma composição nutricional muito interessante (mais informações sobre esse assunto aqui), pelo que o seu consumo está associado a vários potenciais benefícios:


1. São uma boa fonte de antioxidantes – As maçãs possuem na sua composição várias substâncias com propriedades antioxidantes, nomeadamente a vitamina C e os polifenóis, principalmente quando consumidas com a casca (mais informação sobre esse assunto aqui). Nunca é de mais relembrar que os antioxidantes protegem as nossas células contra as agressões a que estão sujeitas diariamente, contribuindo assim para a sua saúde e prevenindo várias doenças. De entre as variedades mais comuns de maçã, as Red Delicious e as Granny Smith parecem ser as mais ricas em antioxidantes.


2. Podem ajudar a perder peso – Uma vez que as maçãs são muito ricas em água e apresentam uma quantidade considerável de fibra, têm um elevado potencial saciante, ao mesmo tempo que fornecem poucas calorias. Dito de uma forma mais simples, fazem com que quem as consome sinta menos fome, mas não contribuem de forma muito significativa para o total de calorias ingerido (desde que consumidas com moderação, como é óbvio). Para se tirar o máximo partido desta característica, a maçã deve ser consumida em cru, e, de preferência, com a casca.


3. Contribuem para a saúde dos dentes – As maçãs contêm níveis elevados de flúor, sendo que 100g desta fruta fornecem quase a dose diária recomendada desse mineral. Devido a esta característica, contribuem para manter a saúde dos dentes, protegendo-os contra as cáries, desde que, como é óbvio, a higiene dentária esteja sempre presente!

 

As maçãs apresentam uma composição nutricional muito interessante, sendo de destacar a quantidade significativa de antioxidantes, fibra e flúor.

 


4. Contribuem para a saúde do cérebro – São vários os estudos científicos que sugerem que o consumo de maçã pode estar associado a uma proteção do cérebro. Mais concretamente, o seu potencial antioxidante previne o aparecimento de lesões. Além disso, parece estar relacionado com uma preservação de vários neurotransmissores, nomeadamente de um chamado acetilcolina. O principal responsável por estes efeitos parece ser uma substância chamada quercitina, que existe em quantidades significativas na maçã. Somando tudo, a maçã parece ter um efeito protetor no cérebro, principalmente ao nível da memória.


5. Ajudam a prevenir doenças cardiovasculares – As maçãs têm o potencial de prevenir o aparecimento de doenças cardiovasculares devido a vários fatores… Uma parte significativa da sua fibra é fibra solúvel (mais informações sobre os tipos de fibra neste post), em particular pectina. Esta fibra pode ser fermentada pelas bactérias intestinais (mais informações sobre a microbiota intestinal neste post), produzindo-se substâncias que ajudam a fazer baixar os níveis do chamado “mau colesterol” (mais informações sobre o colesterol neste post). Além disso, a sua riqueza em antioxidantes, bem como a sua contribuição para diminuir a pressão sanguínea (mais informações sobre a hipertensão arterial neste post) também ajudar a proteger o coração e o sistema circulatório.


6. Contribuem para diminuir o risco de diabetes – São vários os estudos que têm vindo a demonstrar que o consumo moderado de maçã pode fazer diminuir o risco de diabetes. Apesar de ainda não serem conhecidos os detalhes deste efeito protetor, acredita-se que alguns polifenóis e a riqueza em fibra solúvel sejam os principais responsáveis por esse efeito.

 

O consumo de maçãs tem vindo a ser associado a uma maior proteção do cérebro e do sistema cardiovascular, contribuindo ainda para diminuir o risco de diabetes.

 


7. Ajudam a diminuir o risco de aparecimento de vários tipos de cancro – A sua riqueza em antioxidantes e em fibra solúvel, bem como o potencial saciante que apresenta,, fazem com que as maçãs sejam potencialmente um bom aliado para manter a integridade das nossas células e, consequentemente, ajudem a prevenir o aparecimento de lesões que podem estar na origem de alguns tipos de cancro, como o cancro da mama, do pâncreas ou do intestino, por exemplo. Acredita-se que algumas substâncias em particular, nomeadamente os triterpenos, a quercitina e o campferol podem ser particularmente importantes a este nível.


8. Ajudam a lidar melhor com a asma – As maçãs contêm quantidades elevadas de antioxidantes, que protegem as células dos pulmões contra as possíveis lesões que podem estar associadas à asma. Além disso, possuem também diversas substâncias com potencial anti-inflamatório, e como a asma é uma doença associada à inflamação das vias respiratórias, contribuem dessa forma para uma minimização das consequências dessa doença.

 

As maçãs apresentam na sua composição substâncias que contribuem para diminuir o risco de várias doenças, como alguns tipos de cancro ou a asma.

2 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *