Uma das grandes tentações para muita gente são os enchidos e fumados. Os alimentos que pertencem a essa categoria são normalmente pouco interessantes do ponto de vista nutricional, estando frequentemente associados a um aumento do risco de aparecimento de várias doenças. No entanto, há enchidos e fumados que são tradicionalmente considerados como “menos maus”, cujo consumo não é tão desaconselhado, principalmente devido ao facto de serem menos gordos que as restantes opções. É o caso dos intervenientes do duelo de hoje: o paio e o presunto.
Que comece o combate…
Analisando a tabela verifica-se que o presunto contém menos calorias e menos gordura total e gordura saturada do que o paio. Por sua vez, este último apresenta uma maior quantidade de proteína. Os níveis de vitamina B2, B3 e D são mais elevados no presunto, ao passo que o paio possui mais vitamina B6, B12 e ácido fólico. Em relação aos minerais, o presunto contém menos sódio, mais potássio, ferro, zinco e magnésio, e o paio apresenta mais cálcio e fósforo.
O presunto tem menos calorias e é menos gordo, mas possui menos proteína. Apresenta ainda uma maior riqueza em minerais.
Concluindo, o vencedor do duelo é o presunto. Além da sua composição em macronutrientes ser mais interessante, também é mais rico do ponto de vista mineral. Em relação às vitaminas, nenhum se destaca. Obviamente que qualquer um deles deve ser consumido com muita moderação, pois contêm muito sal (basta ver os valores de sódio, que são elevadíssimos!). Também devido ao facto de serem fumados, apresentam na sua composição substâncias potencialmente tóxicas, que aumentam o risco de várias doenças crónicas, nomeadamente alguns tipos de cancro. Portanto, o ideal é diminuir ao máximo o consumo de carnes processadas. Mas entre o paio e o presunto, este último acaba por ser uma opção menos má…