Conforme já tive oportunidade de referir anteriormente, os mirtilos apresentam uma composição nutricional fantástica, não só devido aos nutrimentos que apresentam (mais informações neste post) mas, essencialmente, devido à presença de vários compostos bioativos com propriedades muito interessantes. Por tudo isto, não é de estranhar que o consumo destas deliciosas bagas possa trazer vários potenciais benefícios, nomeadamente:
1. São muito ricos em antioxidantes – Esta é, claramente, a principal vantagem dos mirtilos. De uma maneira geral, os antioxidantes são substâncias que protegem as nossas células das agressões diárias a que estão sujeitas. Dessa forma contribuem não só para atrasar o envelhecimento, como também para um menor risco de aparecimento de várias doenças. Algumas vitaminas têm propriedades antioxidantes, tais como a vitamina C ou E, por exemplo. No entanto, existem muitas outras substâncias que não sendo indispensáveis para o funcionamento do nosso corpo, acabam por desempenhar um papel antioxidante muito importante. Os mirtilos são uma excelente fonte de várias dessas substâncias, sendo considerados uma das frutas com maior potencial oxidante. Os principais antioxidantes dos mirtilos são as antocianinas, que pertencem à família dos flavonóides.
2. Contribuem para o correto funcionamento do cérebro – O funcionamento do cérebro e, em particular, a manutenção das capacidades cognitivas e da memória, podem ser significativamente afetadas pelos danos oxidativos a que o mesmo está regularmente sujeito. Devido a isso, os mirtilos, graças às suas excelentes propriedades antioxidantes podem contribuir de forma importante para preservar as funções do cérebro.
3. Contribuem para o correto funcionamento do intestino – Os mirtilos são uma boa fonte de fibra (mais informações sobre a fibra alimentar neste post). Uma percentagem significativa desta fibra pertence à classe da fibra solúvel, ou seja, os mirtilos têm um efeito prebiótico significativo (mais informações sobre prebióticos neste post). Consequentemente, o seu consumo contribui para uma manutenção de um equilíbrio saudável da microbiota intestinal (mais informações sobre a microbiota intestinal neste post).
Devido à sua riqueza em antioxidantes, os mirtilos ajudam a proteger o cérebro durante o envelhecimento, sendo igualmente importantes para um correto funcionamento do intestino.
4. Diminuem o risco de aparecimento de vários tipos de cancro – Dito de uma forma simples, o cancro surge devido à acumulação de danos nas células. Como os mirtilos são muito ricos em antioxidantes, protegem as células desses danos, contribuindo dessa forma para diminuir a probabilidade de aparecimento de vários tipos de cancro (nomeadamente da mama, estômago, próstata e intestino).
5. Diminuem o risco de doenças cardiovasculares – Um dos eventos chave no aparecimento da maior parte das doenças cardiovasculares é a oxidação do chamado “mau colesterol” (mais informações sobre o bom e o mau colesterol neste post). Como os mirtilos são muito ricos em antioxidantes, evitam essa oxidação, e, consequentemente, contribuem para diminuir a probabilidade de ocorrência de doenças cardiovasculares.
6. Contribuem para diminuir a pressão sanguínea – Os mirtilos parecem ser importantes aliados para manter a pressão sanguínea dentro de valores mais baixos. A forma como os mirtilos exercem esse efeito ainda não está bem esclarecida, mas há muitos estudos que sugerem que os mesmos podem ter um impacto significativo a esse nível.
7. Diminuem o risco de diabetes – A quantidade de açucar nos mirtilos não é muito elevada. Além disso, como são ricos em fibra, o consumo de mirtilos ajuda a evitar picos de açúcar no sangue. Por outro lado, as antocianinas dos mirtilos parecem melhorar o risco de resistência à insulina, que é o evento chave no aparecimento da diabetes tipo 2 (mais informações sobre a diabetes neste post).
8. Ajudam a prevenir as infeções urinárias – As chamadas “infeções urinárias” são um problema particularmente frequente nas mulheres. Do ponto de vista alimentar, os arandos podem ser uma ajuda preciosa na sua prevenção (mais informações sobre este assunto aqui). No entanto, como os mirtilos pertencem à família dos arandos, podem também ter um papel protetor a este nível, pois contêm algumas substâncias que impedem a sobrevivência de vários tipos de bactérias no interior da bexiga.
A riqueza nutricional dos mirtilos tornam-nos excelentes aliados contra vários problemas de saúde, nomeadamente alguns tipos de cancro, doenças cardiovasculares, hipertensão, diabetes e infeções urinárias.
2 Comments
JOÃO FERNANDES
Dr. João, mirtilos, sempre que me cruzo com eles compro sempre, não duvido de todos esses benefícios saudáveis que afirmou. Posso deixar aqui uma historia verdadeira, conheço uma Senhora nova considerada saudável, que frequentemente fazia infeções urinárias, depois de passar por muitos Médicos e tomar Antibióticos só resolvia a situação por pouco tempo, voltava. Um Urologista aconselho-a a tomar sumo de arando e também apostar nos mirtilos. Seguiu o conselho, situação resolvida! Então fica a dica, apostem nos dois frutos.
JOÃO FERNANDES
João Rodrigues
Obrigado pela mensagem. De facto os arandos (e em menor proporção os mirtilos) contêm substâncias que ajudam a prevenir as infeções urinárias.