As leguminosas são um grupo de alimentos com propriedades nutricionais fantástica. Apresentam uma riqueza notável não apenas ao nível dos macronutrientes mas também dos micronutrientes. De entre as leguminosas, talvez a mais consumida sejam os feijões (mais informações sobre os feijões neste post). Além da sua excelente composição nutricional, que faz com que o seu consumo esteja associado a vários potenciais benefícios para a saúde humana (mais informações sobre esse assunto aqui), também o seu sabor, textura, baixo custo e versatilidade culinária (mais informações sobre como consumir feijão neste post) tornam os feijões um aliado culinário muito interessante. O duelo de hoje vai colocar frente-a-frente dois feijões muito consumidos em…
-
-
Ácido fólico: principais fontes alimentares
O ácido fólico é uma vitamina que se encontra amplamente distribuída em muitos alimentos diferentes, principalmente de origem vegetal, mas também de origem animal. Em média cerca de 85% do ácido fólico proveniente da alimentação está biodisponível, ou seja, é absorvido a nível intestinal e utilizado pelas células.
-
Análise Nutricional da Gastronomia Portuguesa: Sopa de feijão frade
Ingredientes (6 doses): 5dL feijão frade 150g toucinho 1 chouriço de carne (linguiça) 1 morcela 1 farinheira 250g pão de trigo caseiro Hortelã
-
As escolhas alimentares e a gordura visceral…
Quando se fala em gordura corporal, o pensamento tende a ir normalmente para uma barriga ou uma anca com gordura acumulada. E, na realidade, esses são locais onde tipicamente a gordura tem tendência a depositar-se, com consequências a nível estético, na auto-estima e na saúde da pessoa. No entanto, a acumulação de gordura corporal pode ter outro tipo de consequências (mais informações sobre a gordura corporal neste post), sendo que muitas vezes a gordura responsável é a gordura “invisível”, que se acumula à volta e no interior das vísceras, nomeadamente ao nível do fígado. A gordura visceral é potencialmente muito perigosa, pois aumenta o risco de várias doenças crónicas, em…
-
Mito ou Verdade: Não se deve comer iogurte à sobremesa
A sobremesa é, tradicionalmente, a parte da refeição onde muitos dos “pecados alimentares” ocorrem. Por causa disso, muitas pessoas tentam arranjar alternativas aos doces/gelados/chocolates que podem ser consumidos no final da refeição. Um dos alimentos consumidos com regularidade à sobremesa é o iogurte. A prova disso mesmo é que nas cantinas (escolares ou do trabalho), há quase sempre iogurte como opção. Mas será que este alimento é uma boa opção para ser consumido no final da refeição?