As hemorróidas são uma alteração extremamente frequente (algumas estimativas apontam para que a percentagem de pessoas afetadas possa ser muito superior a 50%!) que, por si só, não representam um problema de saúde relevante. Basicamente tratam-se de varizes anais, ou seja, locais onde a circulação sanguínea está, de alguma forma, comprometida. São vários os fatores que podem provocar hemorróidas, nomeadamente a prisão de ventre ou o ficar muito tempo sentado na sanita. Existem também vários fatores que se pensa que podem potenciar o aparecimento de crises de hemorróidas, nomeadamente a alimentação. É frequente ouvir-se que quem sofre de hemorróidas não deve comer comida picante. Será mito, ou será verdade?
O picante da comida é causado pela presença de uma substância chamada capsaicina. Esta substância tem um potencial de causar irritação de vários tecidos internos no nosso corpo, nomeadamente os olhos, o nariz, entre outros. Sendo uma substância irritante, que está presente nos alimentos, tem também potencial para causar alterações ao nível da mucosa do sistema digestivo, nomeadamente no intestino. De uma maneira geral, a parte externa das hemorróidas está revestida por pele, o que significa que em condições normais o picante não provoca alterações significativas na mesma (exceto em casos de alergia, por exemplo). Ou seja, teoricamente, o picante não tem que fazer mal às pessoas com hemorróidas. No entanto, as hemorróidas são frequentemente alvo de inflamações locais, que tornam a sua pele mais vulnerável, ocorrendo por vezes sangramento. Esta vulnerabilidade pode tornar as hemorróidas mais sensíveis à presença da capsaicina, sendo que a irritação causada pela mesmo podem agravar ainda mais o contexto inflamatório original.
As hemorróidas são varizes anais presentes na maior parte das pessoas. Se a pele das mesmas estiver íntegra, o consumo de picante não tem que estar associado ao aparecimento de crises de hemorróidas.
Portanto, não é obrigatório que o consumo de alimentos picantes cause problemas a quem sofre de hemorróidas. A prova disso é que provavelmente muitas das pessoas que estão a ler este post sofrem do problema, e não ficam sempre com crises quando comem picante. No entanto, como estas tendem a estar frequentemente fragilizadas, tornam-se uma região particularmente sensível à presença da capsaicina. Ou seja, se sofre de hemorróidas, é provável que se possa ressentir se consumir comida picante, mas isso só acontecerá se as mesmas estiverem inflamadas/vulneráveis.