Mito ou verdade: Hipotiroidismo engorda?
Mito ou verdade

Mito ou Verdade: O hipotiroidismo faz engordar

A tiróide é uma pequena glândula localizada na região do pescoço, que produz 3 hormonas: a T3, a T4 e a calcitonina. Destas, normalmente as primeiras duas têm maior protagonismo, e vai ser sobre elas que se vai debruçar o Mito ou Verdade de hoje. Globalmente, as hormonas T3 e T4 são importantes estimuladores da nossa taxa metabólica, ou seja, desempenham um papel muito importante ao nível da quantidade de calorias que o nosso corpo gasta diariamente. Quando a tiróide não funciona corretamente, vai originar uma diminuição na produção das suas hormonas, sendo que esta condição é conhecida como hipotiroidismo. É frequente ouvir-se dizer que o hipotiroidismo faz engordar, será que é mito ou é verdade?


Conforme referi, as hormonas T3 e T4 são ativadores do nosso metabolismo. Devido a isso, uma diminuição na sua produção pode levar a uma desaceleração da taxa metabólica, ou seja, pode fazer com que a quantidade de calorias gastas diariamente seja mais baixa. Mas será que isto quer dizer que nesse caso a pessoa vai engordar? Não necessariamente… Dito de uma forma muito simplificada, para haver ganho de gordura corporal é necessário que a quantidade total de calorias que se ingere seja superior à quantidade que se gasta. Ou seja, uma pessoa que tenha hipotiroidismo gasta menos calorias, e por isso tem necessidades energéticas mais baixas, o que significa que a alimentação deve ser ajustada em função das características da mesma.

 

Quando uma pessoa tem hipotiroidismo, o seu corpo tem tendência a gastar menos calorias diariamente, mas não é obrigatório que essa pessoa engorde.

 


Portanto, o hipotiroidismo não faz engordar. Naturalmente que ao desacelerar o metabolismo, vai aumentar o risco de ganho de peso. Mas não é obrigatório que isso aconteça, basta que a quantidade de calorias ingerida seja ajustada em função do problema na tiróide. Ou dizendo de outra forma, nesse caso a pessoa deve passar a consumir menos calorias, para que não haja um excesso calórico que irá, posteriormente, acumular-se sob a forma de gordura.


Conclusão: MITO!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *