O duelo de hoje é dedicado a duas leguminosas que pertencem à mesma família… Ambas são verdes, saborosas e muito nutritivas. Além disso, são muito versáteis, podendo ser incluídas em muitas receitas diferentes. Os dois alimentos que vão estar frente a frente são as ervilhas e as favas (mais informações sobre as favas neste post)!
Que comece o combate…
Analisando a tabela verifica-se que do ponto de vista calórico, e de quantidade de hidratos de carbono, ambos os alimentos são equivalentes. No entanto, as favas possuem mais proteína, mais fibra e menos gordura. Em relação às vitaminas, o teor de vitamina A, B1 e K é superior nas ervilhas, enquanto que as favas contêm mais vitamina B3, ácido fólico, vitamina C e vitamina E. Do ponto de vista dos minerais, as ervilhas apresentam mais sódio, potássio, cálcio, ferro e fósforo, enquanto que os níveis de magnésio são mais elevados nas favas.
Apesar de as ervilhas e as favas apresentarem uma quantidade de calorias equivalente, a composição em macronutrimentos das favas é mais interessante. Em relação aos micronutrimentos, o teor de vitaminas é equilibrado em ambas as leguminosas, mas as ervilhas são mais ricas em minerais.
Concluindo, o duelo de hoje termina com um empate. Quer as ervilhas quer as favas são alimentos nutricionalmente muito densos, ou seja, analisando a sua riqueza em nutrientes, em função das calorias que fornecem, ambos são excelentes opções alimentares. Obviamente que há características mais favoráveis nas ervilhas, e há outras mais interessantes nas favas, e por isso o ideal é consumir os dois tipos de leguminosas de forma variada, para poder tirar partido de tudo o que de bom estes dois fantásticos alimentos lhe podem oferecer!