Kiwis inteiros e fatiados
Alimentos

10 (boas!) razões para comer kiwi

Dono de um ar exótico e requintado, o kiwi pode ser um importante aliado para reforçar o impacto visual de qualquer prato. Além disso, é uma fruta extremamente interessante do ponto de vista nutricional, não só por causa da sua composição em macronutrimentos e micronutrimentos, mas também porque possui vários compostos bioativos. Devido a isso, o seu consumo tem vindo a ser associado a vários potenciais benefícios, tais como:

1. Promove a saúde do intestino – O kiwi é uma boa fonte de fibra alimentar (apresenta 3% de fibra na sua composição). Além disso, as suas sementes estimulam também os movimentos intestinais. Somando todo, o consumo de kiwi pode contribuir de forma muito significativa para aumentar a velocidade do trânsito intestinal, com claros benefícios para o bem-estar físico e psicológico das pessoas. O impacto que o kiwi pode ter ao nível do trânsito intestinal é tão significativo que há pessoas que o consomem regularmente para não sofrerem de obstipação.


2. Promove a saúde cardiovascular – Além de conferir proteção contra doenças crardiovasculares crónicas devido às suas propriedades anti-inflamatórias, o kiwi contribui também de outras formas para preservar a saúde cardiovascular. Em primeiro lugar destacaria a sua riqueza em vitamina K, que é fundamental para garantir uma correta capacidade de coagulação sanguínea. Além disso, o kiwi é também uma boa fonte de potássio, que ajuda a controlar a pressão artierial. Por último, mas não menos importante, a sua riqueza em fibra contribui para diminuir a absorção intestinal de gordura e, consequentemente, a diminuição dos valores de colesterol e de triglicéridos no sangue.


3. Promove o funcionamento do sistema imunitário – Devido ao seu elevado teor de vitamina C, os kiwis são importantes aliados do sistema imunitário. Essa é uma das principais razões pelas quais o consumo de kiwis é considerado uma estratégia importante na prevenção de várias doenças, nomeadamente constipações.
4. Promove a saúde da pele – O kiwi é uma fruta muito rica em vários antioxidantes, nomeadamente vitamina C, luteína, entre outros. Estes antioxidantes ajudam a proteger a pele das agressões diárias. Além disso, a vitamina C é também muito importante para a renovação normal da pele.


5. Promove a saúde dos olhos – Sendo uma boa fonte de luteína e zeaxantina, o kiwi contribui para proteger os olhos das agressões externas (radiação, poluição, …). Estas substâncias têm propriedades antioxidantes, e parecem ser particularmente importantes para prevenir a degeneração macular, que é uma doença associada ao envelhecimento.

 

Devido à sua riqueza nutricional, juntamente com a sua riqueza em compostos bioativos com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, o kiwi pode ser um importante aliado para promover a saúde do intestino, coração, pele e olhos.

 


6. Ajuda a proteger o nosso material genético – Todas as nossas células contêm DNA, que é o material genético que define as características que cada um de nós possui. Sendo uma molécula tão importante, o DNA deve ser protegido, pois se sofrer danos pode desprogramar as células, levando ao aparecimento de características indesejadas. O kiwi possui a capacidade de contribuir de forma muito importante para a proteção do DNA. Pensa-se que o seu elevado teor em vitamina C e em antioxidantes como flavonoides e carotenoides é a característica responsável por essa propriedade.


7. Contribui para diminuir o risco de doenças respiratórias – Sendo uma excelente fonte de vitamina C, o kiwi contribui para uma correta proteção do sistema respiratório e, consequentemente, ajuda não só a diminuir o risco de doenças que afetem esse sistema, mas também a prevenir algumas das consequências de doenças como a asma ou alguns tipos de alergia.


8. Contribui para diminuir o risco de doenças inflamatórias – A quantidade de vitamina C no kiwi é muito elevada. Além disso, possui também na sua composição alguns compostos com propriedades anti-inflamatórias. Devido a isso, o consumo de kiwi tem vindo a ser relacionado com um menor risco de aparecimento de algumas doenças inflamatórias, tais como artrite reumatoide, osteoartrite, aterosclerose e outras doenças cardiovasculares.


9. Ajuda a prevenir o aparecimento de alguns tipos de cancro – O efeito protetor do kiwi ao nível do aparecimento de cancro prende-se principalmente com duas propriedades diferentes. Em primeiro lugar. O kiwi tem uma elevada capacidade antixodante, que é uma consequência da presença de elevadas quantidades de vitamina C e de outros compostos bioativos. Globalmente, os antioxidantes protegem as nossas células contra lesões, sendo que o acumular dessas lesões pode favorecer o aparecimento de cancro. Além disso, pensando mais concretamente ao nível do cancro do intestino, o kiwi apresenta um segundo efeito protetor, devido ao facto de acelerar o trânsito intestinal. Sabe-se que um trânsito intestinal lnto é um fator de risco para o cancro do intestino, e por isso também desta forma o kiwi contribui para diminuir o risco de aparecimento dessa doença.


10. Pode ajudar a controlar o apetite – O kiwi é bastante rico em fibras, sendo que estas contribuem para uma maior sensação de saciedade, pois atrasam a digestão e absorção intestinal dos nutrientes. Além disso, não é uma fruta excessivamente calórica, pelo que o seu consumo é permitido (e eventualmente aconselhado) por parte de quem quer perder peso ou manter um peso baixo.

 

O consumo de kiwi tem vindo a ser associado à diminuição do risco de várias doenças, nomeadamente respiratórias, inflamatórias e vários tipos de cancro. Além disso, pode ainda ajudar a controlar o apetite.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *