As favas são um alimento que não só é delicioso, como também é extremamente nutritivo (mais informações sobre as favas neste post). Têm um sabor característico, que não agrada a toda a gente, mas uma coisa é certa, normalmente destacam-se pelo sabor diferente que conferem às receitas nos quais são utilizadas. Eu pessoalmente gosto bastante, mas conheço muita gente que só de ouvir a palavra fava, perde logo a vontade de comer…
-
-
Receita: Scones triangulares de bagas
Ingredientes (8 doses): 100g framboesas 100g mirtilos 80g amoras 200g farinha de trigo 40g farinha de espelta 15g fermento Sal (1 pitada) 70g manteiga light 150g natas light Açúcar mascavado q.b.
-
Antinutrientes… os vilões alimentares!
Normalmente quando se pensa ou fala em alimentos, as atenções estão viradas para aquilo que o alimento contém. Dito de uma forma direta, normalmente valoriza-se a quantidade de nutrientes que determinado alimento pode fornecer (mais informações sobre os nutrientes neste post). No entanto, antes de o nosso corpo tirar partido dos nutrientes, há duas etapas muito importantes que têm influência direta na capacidade de os utilizar:
-
Duelo de Alimentos: Ervilhas vs. Favas
O duelo de hoje é dedicado a duas leguminosas que pertencem à mesma família… Ambas são verdes, saborosas e muito nutritivas. Além disso, são muito versáteis, podendo ser incluídas em muitas receitas diferentes. Os dois alimentos que vão estar frente a frente são as ervilhas e as favas (mais informações sobre as favas neste post)!
-
O que é o selénio?
O selénio é um micronutriente (ou micronutrimento) que pertence ao grupo dos sais minerais. Tal como os restantes micronutrimentos, é indispensável para o correto funcionamento do nosso corpo. Consequentemente, é fundamental quer para a manutenção da saúde, quer para a prevenção de várias doenças. Do ponto de vista quantitativo, a maior parte do selénio do nosso corpo encontra-se no músculo (28-46%).