Arandos frescos
Nutrição geral

Os arandos e as infeções urinárias…

As doenças do sistema urinário (vulgarmente conhecidas como “infeções urinárias”) são um problema muito frequente, especialmente em mulheres. As estimativas atuais apontam para que anualmente mais de 150 milhões de pessoas em todo o mundo sofram de alguma das doenças pertencentes a esse grupo. No caso das mulheres, há uma probabilidade de 50% de virem a sofrer pelo menos uma vez de uma doença do sistema urinário. A mais frequente é a cistite, ou seja, a inflamação da bexiga. A forma mais comum de tratar estas doenças é recorrendo a antibióticos. Esta situação pode ser particularmente perigosa no caso de mulheres com infeções urinárias frequentes, pois significa uma exposição continuada a antibióticos, com o risco de desenvolvimento de resistências aos mesmos. Devido a isso, cada vez tem sido mais valorizada a utilização de outras estratégias que visem diminuir o consumo de antibióticos como medida preventiva/tratamento das infeções urinárias.


Uma das alternativas passa por alterar estilos de vida, nomeadamente ao nível da alimentação. Neste contexto, há um alimento que tem merecido um destaque especial: os arandos! Sabe-se que os arandos possuem na sua composição alguns compostos (polifenóis e proantocianidinas tipo A) que podem interferir com a capacidade das bactérias sobreviverem e proliferarem no nosso sistema urinário. Apesar disso, há ainda muita controvérsia sobre a real eficácia dos arandos na prevenção de doenças do sistema urinário. Independentemente dessa controvérsia, existem muitas recomendações para aumentar o consumo de arandos, ou de suplementos alimentares à base de arandos, para prevenir esse tipo de problemas.

 

As infeções urinárias são um problema de saúde muito frequente, que é normalmente tratado com antibióticos. O consumo de arandos é muitas vezes encarado como uma estratégia para prevenir o aparecimento dessas doenças.

 


Recentemente foi publicado um artigo na revista Journal of Nutrition no qual se procurou perceber se existe fundamentação científica que justifique o consumo de arandos para prevenir as infeções urinárias. Os resultados obtidos revelaram que, de facto, o consumo de arandos pode ser encarado como uma intervenção nutricional capaz de prevenir até 26% as infeções urinárias.


Na minha opinião esta artigo é bastante interessante por várias razões. Em primeiro lugar, porque demonstra que a alimentação pode ter um papel fundamental na promoção da saúde e na prevenção da doença. Por si só é algo que pode ter um impacto enorme no bem-estar de cada um, sendo que ao mesmo tempo contribui de forma importante para diminuir a utilização de antibióticos. Esta diminuição é claramente uma mais-valia não só para a pessoa, como para a sociedade de uma maneira geral, pois diminui o risco de aparecimento de bactérias resistentes. Por outro lado, este estudo acaba por justificar o consumo de arandos. Estas bagas são muito ricas do ponto de vista nutricional, pelo que tudo o que possa aumentar o seu consumo é, na minha opinião, positivo. Além de ajudarem a prevenir as infeções urinárias, os arandos contribuem para o correto funcionamento de vários órgãos, e ajudam a prevenir várias outras doenças. Outra questão que me parece importante realçar é a célebre dúvida entre alimentos e suplementos. Já tive oportunidade de escrever aqui no blog sobre suplementos alimentares (pode ler esse post aqui), sendo que, de uma maneira geral, não tenho uma opinião muito extremada sobre esse assunto. Acredito e defendo que sempre que possível se deve optar por alimentos em vez de suplementos, pela riqueza nutricional, pela ligação emocional que devemos ter com a comida e também pela biodisponibilidade dos nutrientes. Mas claro que há situações nas quais os suplementos podem ser um aliado fundamental para a promoção da saúde. Concluindo, se de uma maneira geral o consumo de arandos é uma mais-valia nutricional, também ao nível da prevenção das infeções urinárias pode ser muito importante. Tente incluir com mais regularidade os arandos na sua alimentação, principalmente se costuma sofrer deste tipo de problema.

 

Além de serem um alimento muito nutritivo, os arandos contribuem para diminuir de forma significativa o risco de infeções urinárias, pelo que devem ser consumidos com alguma regularidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *