As nozes causam aftas?
Mito ou verdade

Mito ou Verdade: As nozes podem causar aftas

As aftas (também conhecidas como estomatite) são um problema muito comum. A prova disso é que se estima que pelo menos metade da população já sofreu deste tipo de problema. Estas pequenas lesões que podem surgir nos lábios, na língua, na gengiva ou na parte interna da bocheca são muitas vezes bastante incómodas, não só por causa da dor que provocam, mas também porque nos impedem de tirar partido da alimentação (por exemplo, o consumo de alimentos salgados ou ácidos torna-se bastante desagradável). Apesar de ser um problema muito comum, são ainda muitas as dúvidas que existem sobre o que é que causa as aftas. Neste contexto, costuma-se dizer que alguns alimentos podem causar aftas, nomeadamente as nozes. Será que esta ideia é mito ou é verdade?

Não há dúvida que a alimentação pode influenciar o aparecimento, desenvolvimento e desaparecimento das aftas. Uma vez que os alimentos estão em contacto direto com a nossa cavidade oral, obviamente que têm influência sobre (quase) tudo o que se passa nessa região do nosso corpo. Em relação às nozes, há, de facto, muitas pessoas que associam o seu consumo ao aparecimento de aftas. Apesar de esta relação não estar ainda completamente esclarecida em relação aos mecanismos envolvidos, são várias as hipóteses para isso acontecer. Há quem diga que o problema está nos taninos que as nozes contêm. Os taninos são substâncias adstringentes, ou seja, promovem a contração dos tecidos biológicos. Essa situação pode contribuir para que surjam pequenas lesões na nossa cavidade oral (em particular na língua). Como a maior parte dos taninos se encontra na pele das nozes, a solução poderia ser retirar a pele das mesmas antes de as consumir. A outra hipótese passa por algum tipo de alergia que se possa ter a algum componente das nozes. Ou seja, de acordo com esta hipótese, as aftas surgem como consequência de uma reação alérgica a substâncias que existem nas nozes. Esta explicação pode ajudar a perceber, por exemplo, porque é que normalmente as nozes em cru causam aftas, mas se estiverem cozinhadas já não existe tanto esse risco. Ao cozinhar as nozes, pode-se destruir os componentes que causam a tal resposta alérgica. Ajuda também a perceber porque é que o consumo de alimentos muito parecidos (mas não iguais) como as nozes pecan não causa normalmente este tipo de problemas.

 

O consumo de nozes pode causar aftas. Apesar de não ser ainda conhecida com detalhe a justificação para essa situação, pensa-se que a mesma pode surgir como consequência da presença dos taninos das nozes na cavidade oral, ou então como consequência de algum tipo de alergia a esse alimento.

 

Independentemente da justificação científica, de facto as nozes podem provocar aftas. Claro que esta situação depende, em primeiro lugar, da característica de cada pessoa, pois há quem coma grandes quantidades de nozes e não tenha nenhum problema, e há quem coma apenas um pouco e fique logo aflito. De qualquer das formas, se costuma ter aftas frequentemente, deve procurar ajuda especializada, pois pode ter como origem algum tipo de carência nutricional, nomeadamente ao nível de algumas vitaminas do complexo B e de alguns minerais.

 

Conclusão: VERDADE!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *