O queijo é um alimento notável… Poucos alimentos conseguem ter uma variedade tão grande como este laticínio. Há queijos moles, duros, com pouco sabor, muito intensos, simples, com diferentes condimentos, enfim, há queijos para todos os gostos e feitios. E como se isso não bastasse, as formas de consumir queijo são igualmente variadas. Por tudo isto, decidi dedicar um duelo a este alimento tão saboroso. De um lado temos o tradicional queijo flamengo, do outro temos o queijo creme.
Que comece o duelo…
Analisando a tabela verifica-se que o queijo flamengo possui menos calorias, menos hidratos de carbono, menos gordura e mais proteína do que o queijo creme. Além disso, apresenta uma maior quantidade de vitamina B2, B3, ácido fólico e vitamina B12. Por outro lado, o queijo creme contém mais vitamina A e vitamina E. Quanto aos minerais, os níveis de sódio no queijo flamengo são muito elevados, mas este possui mais cálcio, fósforo, magnésio e zinco, enquanto que o queijo creme se destaca pela maior quantidade de potássio.
O queijo flamengo apresenta menos calorias e uma composição mais rica em macronutrientes, vitaminas e minerais. É, por isso, um alimento nutricionalmente mais interessante do que o queijo creme.
Concluindo, o vencedor do duelo é o queijo flamengo. Ambos os tipos de queijo são alimentos potencialmente interessantes, mas do ponto de vista nutricional o queijo flamengo é bem mais interessante, não só ao nível dos macronutrientes (a este nível destacaria a grande diferença que existe na quantidade de proteína!), mas também dos micronutrientes. Obviamente que a textura e o sabor de ambos são muito diferentes, o que significa que as preferências de cada pessoa podem ter uma influência importante na escolha final. De qualquer das formas, se para si for indiferente e se gostar de qualquer um deles, então deve optar por consumir mais queijo flamengo.