Duelo de alimentos

Duelo de Alimentos: Iogurte sólido vs. Iogurte líquido

O Duelo de Alimentos de hoje é sobre duas versões de um alimento que é, na minha opinião, muito interessante do ponto de vista nutricional: o iogurte. Além disso, é um alimento muito prático de se consumir, quer em casa, quer fora dela. Ou seja, o iogurte pode e deve fazer parte do dia-a-dia alimentar da maior parte das pessoas. Apesar de toda a variedade de iogurtes que existem disponíveis no mercado, estas podem basicamente agrupar-se em dois tipos: os iogurtes sólidos e os iogurtes líquidos. E são exatamente estas formas clássicas de iogurte que irão combater no duelo de hoje.

Que comece o duelo…

 

Iogurte sólido e iogurte líquido: comparação nutricional

Analisando a tabela verifica-se que o iogurte sólido apresenta menos calorias do que o iogurte líquido. Além disso, possui muito menos hidratos de carbono e mais proteína. Por outro lado, o iogurte líquido contém menos lípidos. Quanto às vitaminas, o teor de vitamina A é superior no iogurte líquido, mas o sólido apresenta mais ácido fólico. Do ponto de vista dos minerais, o iogurte sólido contém níveis mais elevados de cálcio, fósforo, sódio, magnésio e potássio.

 

O iogurte sólido apresenta menos calorias e hidratos de carbono, mas mais proteína e gordura. Do ponto de vista de micronutrientes, é de destacar a maior riqueza mineral da versão sólida, em comparação com a versão líquida.

 

Concluindo, o vencedor deste duelo é o iogurte sólido. Sobre este resultado há algumas considerações que eu gostaria de fazer. Em primeiro lugar, os valores apresentados dizem respeito a 100g de iogurte, ou seja, não entram em consideração com o tamanho das embalagens. Normalmente um iogurte sólido tem 125g, enquanto que um iogurte líquido tem 160-170g. Isto significa que se a comparação fosse feita por embalagem, e não por 100g, os valores do iogurte líquido iam ser todos mais elevados do que os apresentados neste duelo. Em segundo lugar, obviamente que com este post não quero desaconselhar o consumo de nenhum destes tipos de iogurtes. Ambos são excelentes opções, não só por causa da sua riqueza nutricional, mas também pelo efeito probiótico que apresentam. Acima de tudo, deve consumir-se iogurtes… se na forma sólida ou na forma líquida, depende da preferência de cada um. Por último, e já que estou a falar no consumo de iogurtes, tenha muita atenção à variedade que escolhe, pois neste momento há dezenas de iogurtes diferentes, e se alguns são uma excelente opção, outros nem por isso, e há mesmo alguns que são quase um “atentado” nutricional. Leia os rótulos e informe-se antes de comprar os iogurtes, para garantir que de facto vai tirar partido de tudo o que de bom um iogurte lhe pode oferecer…

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *