Duelo entre a cenoura e o tomate
Duelo de alimentos

Duelo de Alimentos: Cenoura vs. Tomate

Hoje temos um duelo dedicado a dois alimentos muito consumidos em Portugal. Seja como acompanhamento em pratos de carne ou peixe, ou como ingredientes em várias receitas, ambos têm uma presença assídua na mesa dos Portugueses. Um é laranja e comprido, o outro vermelho e redondo… Os combatentes de hoje são a cenoura e o tomate.

Que comece o duelo…

 

Tabela com a composição nutricional da cenoura e do tomate

 

Analisando a tabela verifica-se que ambos são alimentos muito pouco calóricos. O tomate contém menos hidratos de carbono e mais proteína, mas mais gordura e menos fibra. Em relação às vitaminas, a cenoura possui muito mais vitamina A, sendo que também apresenta uma maior quantidade de vitamina B3 e ácido fólico, enquanto que o teor de vitamina C e E é superior no tomate. Quanto aos minerais, a cenoura contém mais sódio, potássio, cálcio e fósforo, e o tomate possui mais magnésio.

 

A cenoura e o tomate apresentam uma composição em macronutrientes equilibrada, mas a riqueza em micronutrientes é muito superior na cenoura, principalmente em relação aos minerais. 

 

Concluindo, a cenoura é a grande vencedora deste combate! Se por um lado, em relação aos macronutrientes existe um equilíbrio entre ambos, já quanto às vitaminas e, em particular, aos minerais não há grande margem para dúvida. Obviamente que o facto de a cenoura ter uma composição nutricional mais rica do que o tomate, não faz deste último um mau alimento, pois a sua composição nutricional também é muito interessante. Outro aspeto que importa referir é que nestes duelos eu apenas analiso a quantidade de nutrientes, e deixo de fora outros compostos bioativos. No caso do tomate este aspeto é particularmente importante, pois contém grandes quantidades de uma substância chamada licopeno, que é um antioxidante muito poderoso. Ou seja, qualquer um dos dois (cenoura e tomate) pode e deve ser consumido regularmente, de forma a tornar o seu dia-a-dia mais equilibrado e nutritivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *