Alimentos benéficos para o ácido úrico
Nutrição geral

14 alimentos que podem fazer baixar os níveis de ácido úrico (parte 1)

Depois de ter escrito sobre o ácido úrico (pode ler o post aqui), e sobre os alimentos que podem fazer aumentar os níveis deste na corrente sanguínea (pode consultar essa lista aqui), chegou a vez de falar dos principais alimentos que podem ser utilizados como aliados para fazer descer a concentração de ácido úrico no sangue. Sim, porque a alimentação tem (quase) sempre este poder fantástico de conseguir promover efeitos opostos, desde que sejam efetuadas as escolhas acertadas e ajustadas às características de cada um. Se quiser manter os níveis de ácido úrico mais baixos, e/ou prevenir crises de gota, deve dar particular atenção aos seguintes alimentos:


Água – A manutenção de um estado de hidratação adequado ajuda a aliminar o excesso de ácido úrico através da urina. Beber água é um conselho simples mas eficaz para a prevenção das crises de gota.


Hortícolas – Qualquer um, mesmo aqueles que antes apareciam na lista de alimentos a evitar. De facto, até à relativamente pouco tempo era defendido que quem tinha níveis elevados de ácido úrico devia evitar comer espargos e espinafres, pois são hortícolas com uma quantidade elevada de purinas. O que se tem vindo a perceber é que no caso dos alimentos de origem vegetal, o consumo de grandes quantidades de purinas parece não promover um aumento dos níveis de ácido úrico. Além disso, como são alimentos ricos em fibras, e moléculas com efeito anti-inflamatório e antioxidante, contribuem para diminuir esses níveis. De entre os hortícolas, aqueles que parecem mais eficazes na manutenção de níveis baixos de ácido úrico no sangue são a beringela, os hortícolas de folha verde escura e a batata.


Fruta – De uma maneira geral, o consumo de fruto está associado a uma diminuição da quantidade de ácido úrico no sangue. No entanto, como muitas vezes são alimentos com muita frutose, o seu consumo deve ser moderado. De todas as frutas, as cerejas parecem ser as mais benéficas para prevenir as crises de gotas. Pensa-se que o seu elevado teor em antocianinas (substâncias antioxidantes) contribui para este efeito.

 

Para manter a quantidade de ácido úrico mais baixa deve estar bem hidratado, e consumir regularmente hortícolas e fruta.

 


Leguminosas – Outro dos alimentos que aparecia como “a evitar” por parte de quem sofre de excesso de ácido úrico eram os feijões. Atualmente essa ideia tem vindo a mudar, e agora acredita-se que não só não há problema no consumo de leguminosas, mas que estas podem de facto contribuir para fazer descer os níveis de ácido úrico.


Cogumelos – De uma maneira geral, o consumo de cogumelos parece promover uma diminuição dos níveis de ácido úrico no sangue. Consequentemente, podem ser um importante aliado para prevenir crises de gota.


Sementes – As sementes são uma excelente fonte de fruta e de gordura insaturada. O consumo destes nutrimentos parece contribuir para que a quantidade de ácido úrico na corrente sanguínea não seja tão elevada.

 

 

Alimentos como as leguminosas, os cogumelos e as sementes podem ser importantes aliados para garantir que os níveis de ácido úrico permanecem baixos.


Em breve irei continuar a lista, com os restantes alimentos que podem ser bons aliados para fazer baixar os níveis de ácido úrico…

4 Comments

  • Manoel ananis

    No post diz que o consumo de cogumelo ajuda a reduzir o nivel de acido urico. Mas o medico com quem me consulto proibiu o consumo de cogumelo e mandou reduzir o consumo de feijão, pois segundo ele são alimentos que ajudam a aumentar o niveis de acido urico, o que fazer então????

    • João Rodrigues

      Bom dia. A forma como a alimentação influencia os níveis de ácido úrico tem vindo a mudar, e neste momento acredita-se que o problema está relacionado essencialmente com o consumo de alimentos de origem animal. Por isso, na minha opinião, não precisa de reduzir o consumo de cogumelos e de feijão.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *