O Duelo de Alimentos de hoje envolve dois dos temperos mais utilizados na nossa gastronomia. Ambos são usados por causa da acidez que apresentam, apesar do seu sabor não ser parecido. De um lado temos o sumo de limão, amplamente utilizado para temperar saladas, carne e peixe. Do outro lado temos o vinagre, muito usado para temperar saladas, e também para algumas preparações culinárias.
Vamos dar início ao combate…
Conforme se pode verificar na tabela, as calorias que ambos fornecem são idênticas, tal como acontecem com a quantidade de proteína. No entanto, o vinagre possui menos hidratos de carbono. Em relação às vitaminas, o sumo de limão apresenta uma maior quantidade de vitamina A, B3, B6, C e ácido fólico. Quanto aos minerais, o sódio, cálcio, ferro e zinco são mais abundantes no vinagre, ao passo que o potássio, fósforo e magnésio se encontram presentes em maior quantidade no sumo de limão.
Concluindo, o vencedor deste duelo é o sumo de limão. Esta vitória deve-se sobretudo à riqueza em vitaminas que o sumo de limão apresenta, quando comparado com o vinagre, pois do ponto de vista mineral, os dois apresentam algumas vantagens. De qualquer das formas, ambos os alimentos são excelentes opções para temperar a comida, não só por causa do que fornecem em termos nutricionais, mas também porque diminuem a necessidade de utilizar sal (e eventualmente gordura) como tempero.