O Duelo de Alimentos de hoje é dedicado a dois alimentos que fazem parte da gastronomia tradicional Portuguesa. São dois enchidos que fazem as delícias de muita gente, e que pelo menos externamente têm várias parecenças. Um é feito principalmente com carne e pão, enquanto o outro, como o próprio nome indica, é constituído principalmente por carne e farinha. Os combatentes de hoje são a alheira e a farinheira!
Que comece o duelo…
Analisando a tabela pode-se verificar que a alheira possui bastante menos calorias do que a farinheira. Além de apresentar uma quantidade de proteína que é quase o dobro da encontrada na farinheira, contém muito menos gordura, nomeadamente gordura saturada e colesterol. Quanto às vitaminas, a quantidade de vitamina B3 e B12 é mais elevada na alheira, enquanto que os níveis de vitamina A, B1, B6 e vitamina D são superiores na farinheira. Em relação aos minerais, a alheira contém menos sódio e mais zinco e a farinheira é mais rica em potássio, cálcio, fósforo e ferro.
A alheira possui menos calorias e uma composição em macronutrientes mais equilibrada do que a farinheira. Por sua vez, do ponto de vista de micronutrientes, a farinheira possui uma maior riqueza nutricional.
Concluindo, o vencedor deste duelo é a alheira. Apesar de haver um certo equilíbrio nas características a verde na tabela, a alheira acaba por ter uma maior quantidade das mesmas. Além disso, no caso dos micronutrientes (vitaminas e minerais), muitas vezes as diferenças não são muito acentuadas, mas no caso das calorias e dos macronutrientes as diferenças são bastante significativas (e favorecem a alheira). Obviamente que com este duelo não quero incentivar o consumo regular de nenhum destes alimentos, pois sendo enchidos, devem ser consumidos com muita moderação. Mas acho que fica evidente que se for para consumir algum deles deve-se saber fazer as melhores opções, pois apesar de parecidos por fora, são nutricionalmente muito diferentes.
2 Comments
manuel fernandes
farinheira é terrivelmente salgada, não sendo por isso nada saudável, deveria ser obrigatória por lei a etiquetagem de todos os ingredientes, muito obrigado pela vossa atenção.
João Rodrigues
Quanto aos ingredientes, é obrigatório descrevê-los no rótulo, e acredito que é isso que acontece na maior parte dos produtos que existem no mercado. Mas concordo consigo quando diz que se trata de um alimento que não é saudável.