Sal e peso
Mito ou verdade

“O sal faz engordar” – Mito ou Verdade

Quando se fala em alimentos que fazem engordar, normalmente as pessoas pensam em 3 características: quantidade de hidratos de carbono, de gordura e de sal. E se em relação às primeiras duas, não há grandes dúvidas que um consumo excessivo de hidratos de carbono, de gorduras, ou de ambos, pode fazer disparar o total de calorias ingerido, em relação ao sal as informações não são assim tão claras. Mas será que o sal pode fazer uma pessoa engordar?


Para responder a esta questão, convém primeiro definir o conceito de engordar… Engordar significa ganhar massa gorda. Apesar de o ganho de massa gorda depender de vários fatores, pode ser resumido a uma ideia simples, uma pessoa engorda se ingerir mais calorias do que as que gasta. E se pegarmos exatamente nesta ideia, facilmente se chega à resposta à pergunta de hoje. Porquê? Porque o sal não contém calorias! Apesar disso, existe uma tendência para que a maior parte dos alimentos ricos em sal sejam também bastante calóricos (enchidos, fumados, queijos, snacks fritos, …). Independentemente de qual o alimento considerado, as suas calorias nunca vêm diretamente do sal.

 

Ao contrário dos hidratos de carbono, lípidos ou mesmo proteínas, o sal não contém calorias, ou seja, não contribui para o aumento da gordura corporal.

 


Portanto, como não contém calorias, o sal não faz engordar. No entanto, o consumo excessivo de sal pode fazer com que haja uma maior tendência para o nosso corpo acumular mais água, aquilo que vulgarmente é chamado de “retenção de líquidos”. Ou seja, pode realmente fazer com que o peso aumente, e eventualmente pode fazer com que a pessoa se sinta mais inchada e/ou volumosa, não porque aumentou a quantidade de gordura, mas sim porque acumulou mais água no seu corpo.


Conclusão: MITO!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *