Hoje o duelo vai colocar frente-a-frente dois alimentos muito interessantes: as amêndoas e as nozes. Ambos pertencem à família daquilo que nós chamamos de “frutos secos”, ainda que para ser mais correto devam ser chamados de “frutos oleaginosos“. São alimentos que têm vindo progressivamente a recuperar a fama e o destaque que já tiveram no passado, e atualmente há muita gente que não passa sem eles.
Que comece o combate…
Do ponto de vista calórico, as amêndoas fornecem menos calorias do que as nozes. Em relação aos macronutrientes, as nozes possuem menos hidratos de carbono, enquanto que as amêndoas contêm mais proteína, menos gordura e mais fibra. Quanto às vitaminas, as amêndoas apresentam níveis mais elevados de vitamina B2, vitamina B3 e vitamina E. Por outro lado, há mais vitamina B1, vitamina B6 e ácido fólico nas nozes. Por último, a quantidade de zinco, potássio, fósforo, magnésio e cálcio é maior nas amêndoas, enquanto que as nozes apresentam um teor mais elevado de sódio.
Além de serem menos calóricas, as amêndoas apresentam uma composição nutricional mais interessante ao nível dos macronutrientes e particularmente ao nível dos sais minerais.
Concluindo, este duelo foi ganho de forma bastante expressiva pelas amêndoas. Obviamente que isto não significa que as nozes não são um alimento muito interessante, que pode e deve ser incluído num padrão alimentar saudável. Mas as amêndoas são nutricionalmente mais equilibradas e por isso devem ter um lugar privilegiado na nossa alimentação…