Qaul tem menos calorias, o bacalhau ou as sobremesas de Natal?
Mito ou verdade

Especial NATAL: “A refeição principal do Natal (bacalhau cozido) engorda menos do que as sobremesas” – Mito ou Verdade

Se há um prato que representa o Natal é o célebre bacalhau cozido com batatas e couves. É um prato simples, saboroso e cheio de significado para a maior parte das pessoas. Não é à toa que se diz que o bacalhau no Natal sabe sempre melhor, havendo mesmo pessoas que durante o ano não gostam de bacalhau, mas na noite de Consoada até toleram. O Natal é mesmo assim, e são todos estes detalhes que transformam estes dias na época mais mágica do ano. Não sei se já pensou nisto, mas do ponto de vista de confeção, a simplicidade do bacalhau cozido com batatas e couves contrasta claramente com toda a riqueza e complexidade das sobremesas que lhe seguem. E em relação às calorias, será que o prato principal é menos calórico do que as sobremesas?


Para responder de forma objetiva a esta pergunta vou apresentar-lhe alguns números… 100g de bacalhau cozido têm 106 calorias, 100g de batatas cozidas têm 85 calorias e 100g de couve Portuguesa cozida têm 21 calorias. Tendo em consideração que a maior parte das sobremesas consumidas no Natal têm entre 200 e 600 calorias por 100g (mais informações sobre as calorias das sobremesas de Natal neste post), facilmente se percebe que na realidade o bacalhau com batatas e couves teria potencial para ser menos calórico do que as sobremesas. No entanto, há algo que eu ainda não referi que pode na realidade baralhar todos estes cálculos: o azeite. O azeite é, na minha opinião, a gordura mais saudável de todas (pode ler mais sobre o azeite neste post), mas é muito calórico. Para ter uma ideia, 100g de azeite têm 900 calorias!


Portanto, na comparação entre as calorias do bacalhau cozido com batatas e couves e das sobremesas, o resultado final vai sempre depender da quantidade de azeite que utiliza para regar o “fiel amigo”. Tente utilizar apenas o necessário, sem excessos, para não transformar o seu prato numa bomba calórica, que pode facilmente ter mais calorias do que a mesma quantidade de qualquer uma das sobremesas de Natal.


Conclusão: MITO!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *