A celulite é o pesadelo de muitas pessoas, em especial do sexo feminino… Esta diferença está essencialmente relacionada com diferentes padrões de distribuição da gordura e músculo entre homens e mulheres. Apesar de ser algo que toda a gente quer evitar, é um problema extremamente frequente. Para ter uma ideia, estima-se que cerca de 80-90% das mulheres tenham algum tipo de celulite.
Toda a gente já viu e ouviu falar da célebre pele com aspeto de casca de laranja, que normalmente surge nas coxas e nas nádegas. Apesar de ter tendência a ser mais frequente em pessoas com excess de peso, pode também ocorrer em pessoas magras. Ou seja, ao contrário do que muita gente pensa, a celulite não é o resultado da acumulação de gordura, mas sim do aprisionamento de reservas de gordura debaixo da pele.
A celulite é um problema que afeta mais as mulheres do que os homens e surge devido ao aprisionamento de reservas de gordura sob a pele. E mais frequente nas coxas e nas nádegas.
Apesar de ser um problema tão frequente, infelizmente ainda não se sabe muito bem porque é que aparece a celulite. De qualquer das formas, há alguns fatores que estão relacionados com a mesma. Por exemplo, hormonas como os estrogénios, insulina ou hormonas da tiróide parecem estar envolvidos no aparecimento da célebre pele em casca de laranja. Outro aspeto importante é a idade, pois à medida que envelhecemos a pele vai perdendo elasticidade, o que torna mais visível a celulite. A genética é também um elemento a ter em consideração. Ou seja, há vários fatores não modificáveis que podem aumentar ou diminuir a probabilidade de aparecimento de celulite. Mas será que isto quer dizer que não há outras variáveis em jogo, nomeadamente variáveis comportamentais? Claro que há, e é aqui que entra a alimentação…
Eu sei que há muita gente que pensa e diz que a celulite é causada por toxinas, mas essa informação não está correta. De qualquer das formas, obviamente que uma alimentação saudável pode ser um elemento chave para prevenir a tão odiada celulite. Sabe-se que o consumo de alimentos com muita gordura, com muitos hidratos de carbono refinados e com muito sal são potencialmente desencadeadores do problema, ao passo que o consumo de fibras e algumas vitaminas pode ter um efeito contrário. Também o consumo de alimentos ricos em antioxidantes parece ser potencialmente benéfico. Em breve irei destacar uns posts aos alimentos que podem ajudar a prevenir ou a aumentar o risco de aparecimento de celulite.
Por último, além da alimentação há outros hábitos comportamentais envolvidos, tais como fumar, ter uma vida sedentária ou permanecer sempre na mesma posição durante muito tempo.
A celulite resulta da combinação de vários fatores, tais como os níveis de algumas hormonas, a idade, a genética, fumar, ter uma vida sedentária, ou uma alimentação pouco cuidada. Neste caso, o consumo de fibras, algumas vitaminas e antioxidantes podem ajudar a diminuir significativamente o risco de aparecimento da celulite.
Como pode constatar, a celulite é um problema complexo, que não está ainda bem compreendido e, por isso, não é ainda combatido da forma eficaz que muita gente gostaria. Apesar de existirem vários fatores envolvidos no aparecimento da celulite, a alimentação pode ser um elemento chave para prevenir o aparecimento da tão odiada pele em casca de laranja. Gostaria que ficasse claro que como não é o único fator envolvido, a alimentação não vai ser a única solução, mas se de facto o objetivo for diminuir o risco, então eu diria que é quase obrigatório ter uma alimentação saudável!