Além de, para muitas pessoas, serem uma verdadeira tentação, os diospiros são uma fruta cujo consumo está associado a muitos (e importantes!) potenciais benefícios. Aqui ficam os principais…
1. Os diospiros são muito nutritivos – A composição nutricional dos diospiros é bastante rica em várias vitaminas e sais minerais. Neste contexto, é de destacar o teor em vitamina A, que é bastante elevado.
2. Os diospiros são uma excelente fonte de fibra – A quantidade de fibra presente nos diospiros é elevada 3,6%, o que faz com que esta fruta seja um importante aliado para o correto funcionamento do intestino. Além disso, o seu elevado teor de fibra aumenta a saciedade, o que significa que os diospiros podem ser importantes aliados para quem quer perder peso ou manter um peso baixo.
3. Os diospiros contêm muitos antioxidantes – De uma maneira geral, os antioxidantes são substâncias que ajudam a prevenir os danos a que as células do nosso corpo estão continuamente sujeitos, causados pelos radicais livres. Esses danos estão na base do aparecimento de várias doenças e do próprio envelhecimento. São, por isso, substâncias muito importantes. Os diospiros contêm vários antioxidantes potentes em quantidades elevadas, nomeadamente taninos, carotenoides e flavonoides.
Os diospiros apresentam uma composição nutricional muito interessante, pois são ricos em vitaminas (nomeadamente vitamina), minerais, fibra e vários compostos bioativos com função antioxidante.
4. Os diospiros têm propriedades anti-inflamatórias – Apesar da inflamação ser um mecanismo de defesa benéfico para o nosso organismo, há muitas doenças nas quais o mesmo se encontra descontrolado, tais como a aterosclerose, artrite, diabetes, cancro e obesidade, por exemplo. Devido a isso, o consumo de alimentos com propriedades anti-inflamatórias, tal como os diospiros, pode contribuir para diminuir o risco de aparecimento dessas doenças.
5. Os diospiros podem contribuir para diminuir os níveis de colesterol – Devido ao elevado teor de fibra solúvel (mais informações sobre a fibra aqui), o consumo de diospiros pode estar associado a uma diminuição dos níveis de colesterol no sangue, nomeadamente do chamado “mau colesterol” (mais informações sobre o mau e o bom colesterol aqui).
6. Os diospiros contribuem para a saúde do coração – Sendo uma fonte natural de vários antioxidantes, os diospiros ajudam a proteger o coração. Neste contexto há a destacar dois antioxidantes em particular que pertencem à família dos flavonoides, a quercitina e o campferol.
7. Os diospiros contribuem para a saúde do sistema circulatório – São várias as características dos diospiros que podem ajudar o sistema circulatório a funcionar melhor. Em primeiro lugar, contêm níveis significativos de potássio, que está associado a uma diminuição da pressão sanguínea. Além disso, os taninos presentes nos diospiros parecem também contribuir para esse efeito. São também uma boa fonte de cobre, que é um mineral importante para a produção dos glóbulos vermelhos.
Devido ao seu elevado teor em fibra solúvel, antioxidantes como os flavonoides e os taninos, potássio e cobre, os diospiros contribuem para preservar a saúde cardiovascular.
8. Os diospiros contribuem para manter uma visão saudável – A vitamina A é fundamental para a visão (mais informações sobre a vitamina A aqui). Como os diospiros são uma excelente fonte desta vitamina, são aliados importantes para o funcionamento dos olhos. Além disso, são também boas fontes de luteína e zeaxantina, duas substâncias antioxidantes que são particularmente importantes para preservar a saúde ocular e para prevenir a degeneração macular associada ao envelhecimento.
9. Os diospiros ajudam a prevenir o cancro – Devido ao seu elevado teor em antioxidantes, os diospiros conferem uma proteção significativa contra os radicais livres. Neste contexto, há a destacar a vitamina C, a vitamina A, e vários compostos fenólicos como as catequinas e as galocatequinas. Além disso, como são ricos em fibra, aceleram o trânsito intestinal o que contribui para diminuir significativamente o risco de cancro do intestino. Adicionalmente, os diospiros contêm uma substância chamada de ácido betulínico, que tem efeitos antitumorais.
10. Os diospiros têm propriedades cicatrizantes – Devido às propriedades anti-hemorrágicas dos diospiros, são um alimento muito utilizado por várias medicinas alternativas para promover a cicatrização e para tratamento de hemorróides.
11. Os diospiros têm propriedades diuréticas – Há várias frutas com propriedades diuréticas, sendo uma delas os diospiros. Esta característica torna-os um importante aliado para quem sofre de edemas (vulgarmente conhecidos como “retenção de líquidos”).
Os diospiros apresentam propriedades anti-cancerígenas, cicatrizantes e diuréticas. Contribuem ainda para manter a funcionalidade da visão.