Os diospiros são uma fruta controversa, que divide opiniões. Normalmente há quem não gosta nada e há quem, literalmente, adora! Os diospiros tiveram a sua origem na China, há vários milhares de anos. Desde então, o seu cultivo tem vindo a ser generalizado um pouco por todo o mundo, tendo recebido diferentes alcunhas: Fogo de Júpiter, Fruta dos Deuses e Doce da Natureza. Em Portugal é um fruto típico do Outono, sendo que normalmente os frutos persistem nas árvores a amadurecer, mesmo quando estas já não têm folhas. Como se trata de algo pouco habitual nas outras árvores de fruto, é uma situação que confere aos diospireiros uma beleza muito especial… Apesar de existirem plantações de diospiros um pouco por todo o mundo, normalmente as árvores crescem melhor em locais de clima temperado, com Invernos moderados e Verões relativamente suaves, sem grandes picos de calor.
Há cerca de 500 variedades diferentes de diospiro, que diferem na forma (há uns mais esféricos, outros em forma de coração, outros mais achatados, …) tamanho, cor (amarelo, laranja, vermelho, …), e, acima de tudo consistência. Na realidade, há diospiros moles e gelatinosos e há diospiros que se podem comer à fatia (mesmo quando estão maduros!). A doçura e o sabor também são bastante diferentes entre os vários tipos. Do ponto de vista nutricional, todas as variedades de diospiros apresentam algumas características em comum, mas também algumas diferenças importantes, nomeadamente ao nível da quantidade de fibra e de alguns compostos bioativos com propriedades antioxidantes. Por exemplo quanto mais adstringente é a variedade de diospiro, mais rico em antioxidantes (taninos) é o mesmo.
Existem várias centenas de variedades diferentes de diospiros, que diferem entre si na forma, tamanho, cor, consistência, doçura e sabor. Apesar de todas as variedades apresentarem propriedades nutricionais idênticas, há algumas diferenças importantes, nomeadamente em relação aos antioxidantes.
Devido à sua riqueza nutricional, não apenas em relação aos macro- e micronutrientes, mas também porque contêm muitos antioxidantes, os diospiros estão associados a vários potenciais benefícios para a saúde, nomeadamente ao nível da prevenção de várias doenças crónicas e inflamatórias. Além disso, são particularmente importantes para preservar a saúde do sistema cardiovascular e da visão, bem como para atrasar o envelhecimento de uma maneira geral.
O que é que se pode encontrar em 100g de diospiro?
– 70kcal
– 18,6g hidratos de carbono
– 0,6g proteína
– 0,2g gordura
– 3,6g fibra
– 33% da DDR (dose diária recomendada) de vitamina A
– 18% da DDR de manganês
– 13% da DDR de vitamina C
– 6% da DDR de cobre
– 5% da DDR de vitamina B6 e de potássio
– 4% da DDR de vitamina E
Curiosidade 1: Sabia que apesar de o diospiro ser grande e arredondado, é, na realidade, uma baga?
Curiosidade 2: Sabia que a madeira do diospireiro era uma das mais utilizadas para fazer tacos de golf, antes de estes começarem a ser massivamente feitos com metal?
Curiosidade 3: Sabia que o diospiro é considerado a fruta nacional do Japão?