A fruta é calórica?
Mito ou verdade

“A fruta tem muitas calorias” – Mito ou Verdade?

A fruta é uma tentação para muitas pessoas… Seja ao pequeno-almoço, entre refeições, ou como sobremesa ao almoço ou ao jantar, há muita gente que não dispensa uma (ou mais!) peças de fruta. Devo confessar que compreendo muito bem essa situação, pois sou um grande fã de fruta! E em relação à fruta as opiniões estão claramente divididas. Por um lado ouve-se que se deve comer fruta, que é um tipo de alimento saudável, e que deve ser consumido em diferentes alturas do dia. Mas também há quem diga que a fruta tem muitas calorias, e que, por isso, engorda muito. Mas será que isso esta correto?


Ora bem, esta questão não é muito fácil de analisar, pois há algumas variáveis que têm que ser consideradas. Em primeiro lugar, como é obvio, há frutas e frutas. Para ter uma ideia, do ponto de vista calórico, e tendo como ponto de comparação 100g de alimento, o total de calorias pode variar entre as 20kcal (meloa) e as 98kcal (banana). Ou seja, posso consumir 4x mais meloa do que banana, sem que isso interfira no total de calorias ingerido. E isso leva-me para o segundo aspeto que me parece muito importante: a quantidade. O total de calorias ingerido depende, como é óbvio, da quantidade de fruta ingerida. No entanto, convém não esquecer que muitas vezes não é possível controlar facilmente a quantidade de fruta ingerida, pois o seu consumo baseia-se frequentemente em peças de fruta, e não em porções. Por exemplo, se eu quiser levar maçã para o meu local de trabalho, eu levo uma maçã, não levo um recipiente com 100g de maçã. E isto pode ter um impacto enorme no total de calorias ingerido. Em terceiro lugar, apenas queria referir que neste Mito ou Verdade apenas estou a falar em fruta fresca, ou seja, vou deixar de fora desta discussão a fruta em calda, cristalizada ou seca.

 

As calorias existentes na fruta são muito variáveis, sendo que a diferença pode ser de até 5x entre as frutas menos calóricas e as mais calóricas. Além disso, há que considerar também a quantidade ingerida.

 


Portanto, em jeito de conclusão, não me parece correto dizer-se que a fruta tem muitas calorias, pois tudo depende do tipo de fruta e da quantidade ingeridas. De qualquer das formas, convém ter sempre presente que há, de facto, situações nas quais o consumo de fruta pode pesar muito no total de calorias consumido durante o dia.

 

Conclusão: MITO!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *