Uvas na videira
Alimentos

11 (bons!) motivos para consumir uvas

As uvas são uma fruta que apresenta uma composição nutricional muito interessante, não apenas ao nível dos macro- e micronutrientes, mas também porque possuem vários compostos bioativos com potenciais benefícios para a saúde. Aqui ficam as suas principais vantagens:


São uma boa fonte de fibra – Como as uvas são consumidas com a pele, pelo menos na maioria dos casos, acabam por fornecer quantidades elevadas de fibra alimentar. Como consequência, contribuem não apenas para um aumento do trânsito intestinal (com consequências diretas ao nível da prevenção do cancro do cólon, por exemplo), mas também para o próprio equilíbrio da microbiota intestinal (mais informações sobre a microbiota neste post) e, consequentemente, para a saúde d intestino em particular e do corpo como um todo, em geral.


Ajudam a diminuir o risco de vários tipos de cancro – As uvas apresentam na sua composição vários antioxidantes que globalmente pertencem à classe dos polifenóis. O mais conhecido é o resveratrol, encontrado principalmente na casca das uvas mais escuras. Esta substância apresenta vários potenciais benefícios, nomeadamente ao nível da prevenção de vários tipos de cancro, tais como linfomas, leucemia, cancro do fígado, estômago, mama, cólon e pele. No entanto, convém destacar que estes efeitos foram obtidos a partir de estudos laboratoriais, e que os reais benefícios em pessoas ainda estão longe de estar completamente compreendidos…


Ajudam a diminuir o risco de várias doenças inflamatórias – Além do resveratrol, outra substância muito interessante que existe nas uvas é a quercitina. Esta apresenta propriedades anti-inflamatórias, ou seja, pode ajudar a prevenir o aparecimento de várias doenças inflamatórias. Neste contexto há quem defenda que as uvas podem ser importantes para aliviar os sintomas das alergias, mas até agora estes efeitos no ser humano permanecem por provar.


Contribuem para a saúde cardiovascular – Sendo as uvas uma excelente fonte de resveratrol e quercitina (entre outros compostos bioativos), têm um potencial efeito benéfico ao nível da prevenção da aterosclerose que é “só” a principal causa de doenças cardiovasculares como o enfarte do miocárdioe os acidentes vasculares cerebrais (também conhecidos como AVCs). Os seus efeitos antioxidantes e anti-inflamatórios, em combinação com potenciais benefícios ao nível da diminuição da quantidade de colesterol existente no sangue, parecem ser a sua principal forma de atuação no contexto cardiovascular.

 

Devido ao seu teor de fibra e antioxidantes, as uvas parecem estar relacionadas com uma diminuição do risco de várias doenças, nomeadamente alguns tipos de cancro, doenças inflamatórias e doenças cardiovasculares.

 

Ajudam a diminuir a pressão sanguínea – O potássio é um mineral que se relaciona inversamente com o sódio, ou seja, um consumo elevado de potássio parece diminuir os níveis de sódio. Apesar do sódio ser um mineral muito importante, quando em excesso está associado à hipertensão arterial, pelo que um consumo adequado de potássio pode ser importante para prevenir essa situação.


Ajudam a promover a saúde da visão – Além do resveratrol, as uvas contêm também outros antioxidantes importantes, tais como a luteína e a zeaxantina. Estes dois antioxidantes são particularmente importantes para a saúde dos olhos, pois protegem a retina de potenciais danos.


Contribuem para uma melhor saúde dos ossos – As uvas são uma excelente fonte de cobre e manganês, que são dois minerais importantes para a saúde óssea. Portanto, o consumo de uvas pode ajudar a preservar a estrutura e, consequentemente, a função dos ossos.


Podem ajudar a melhorar a circulação sanguínea nas pernas – Este potencial benefício das uvas relaciona-se com as sementes das mesmas. Na realidade, as sementes das uvas contêm vários compostos bioativos muito interessantes, sendo de destacar a proantocianidina. Esta substância parece ter alguns efeitos benéficos para a saúde, nomeadamente ao nível da promoção de uma melhor circulação sanguínea nas pernas.

 

As uvas podem ser importantes aliados na manutenção da saúde dos olhos, ossos, e da circulação sanguínea.

 

Podem ajudar a diminuir o risco de algumas complicações associadas à diabetes – A diabetes é uma doença terrível (mais informações sobre a diabetes aqui)! São muitas as suas possíveis consequências nomeadamente ao nível da perda da sensibilidade e de visão. Há alguns estudos que sugerem que o resveratrol pode ajudar a prevenir essas consequências, ainda que a sua baixa biodisponibilidade possa ser uma limitação importante a esse nível.

Podem ajudar a prevenir o envelhecimento – Como as uvas são uma boa fonte de antioxidantes, o seu consumo vai fornecer ao nosso corpo mais defesas para lidar com potenciais danos, nomeadamente os danos associados ao envelhecimento.


Podem ajudar a aliviar as queimaduras solares – Este potencial benefício das uvas não está relacionado com a sua ingestão, mas com a sua aplicação diretamente na pele. Se colocar uvas partidas ao meio (ou esmagadas!) sobre uma queimadura solar, vai sentir um alívio e uma maior capacidade de regeneração. Este efeito parece estar relacionado com os antioxidantes presentes nas uvas.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *