Alimentos

13 (boas!) razões para comer ameixas

As razões para comer ameixa são muitas, e variadas! Conheça aqui os principais potenciais benefícios desta deliciosa fruta:
Pode contribuir para a saúde dos ossos – São vários os artigos científicos que sugerem que a ameixa pode ajudar a manter a estrutura e função dos ossos. Este efeito parece dever-se aos antioxidantes existentes na ameixa, que parecem contribuir para o fortalecimento ósseo. Devido a este efeito, há quem defenda que o consumo de ameixa pode ajudar a diminuir o risco de osteoporose.
Pode ajudar a prevenir alguns tipos de cancro – Devido novamente aos antioxidantes que possui (principalmente polifenóis), a ameixa ajuda a proteger as células de agressões que podem causar lesões e, consequentemente, transformar células normais em células de cancro.
Pode contribuir para melhorias na função cognitiva – Apesar de este ser um assunto ainda controverso, há vários estudos realizados com animais que sugerem que a capacidade cognitiva e, eventualmente, o risco de doenças neurodegenerativas, pode ser melhorada com o consumo de ameixas. Pensa-se que estes efeitos poderão estar relacionados com o elevado teor de polifenóis das mesmas.
Diminui o risco de doenças inflamatórias – A ameixa é rica em substâncias com propriedades anti-inflamatórias. Devido a isso, contribui para diminuir o risco de várias doenças nas quais a inflamação é um fator chave, tais como diabetes, doenças articulares, doenças respiratórias, entre outras.
Pode ajudar a promover a saúde cardiovascular – Pensa-se que as propriedades anti-inflamatórias das ameixas, juntamente com as propriedades antioxidantes, possam proteger as artérias da formação das placas de gordura características da aterosclerose.
Pode promover a saúde do fígado – Há estudos que sugerem que o consumo de ameixa parece diminuir a presença de marcadores sanguíneos relacionados com lesões no fígado.
Pode ajudar a perder peso – A ameixa é uma fruta pouco calórica e rica em vários nutrientes, incluindo fibra. Ou seja, apesar de ter poucas calorias, induz uma saciedade significativa, que pode ajudar a controlar melhor o apetite, e, consequentemente, o peso.
Pode ajudar a regular os níveis de colesterol no sangue – Há vários estudos que revelam que o consumo de ameixa poderá estar relacionado com uma diminuição dos níveis de colesterol no sangue, em particular do chamado “mau colesterol” (LDL).
Pode contribuir para regular a pressão arterial – Como é uma fruta com uma quantidade de potássio significativa, pode ajudar a manter a pressão arterial mais baixa e, consequentemente, diminuir o risco de enfarte do miocárdio e/ou AVC.
Ajuda no funcionamento do intestino – Sendo uma fruta rica em fibras, o seu consumo contribui para aumentar o trânsito intestinal, e para garantir um equilíbrio mais saudável da microbiota intestinal (mais informações sobre a microbiota intestinal aqui). Além disso, a ameixa contém um adoçante natural chamado sorbitol, que se sabe que tem propriedades laxantes. Somando tudo isto, as ameixas melhoram a saúde intestinal, e podem ser um excelente aliado para quem sofre de obstipação (“prisão de ventre”).
Pode ajudar a prevenir a diabetes – Como a ameixa apresenta um índice glicémico baixo, ou seja, o seu açúcar aparece lentamente no sangue, contribui para regular a quantidade de açúcar no sangue e, consequentemente, a produção e atuação da insulina (hormona produzida quando existe muito açúcar no sangue). Desta forma, contribui para uma diminuição do risco de diabetes. As suas propriedades anti-inflamatórias podem igualmente estar envolvidas neste efeito.
Ajuda a aumentar os níveis de ferro – Como se trata de uma fruta com bastante vitamina C, a ameixa ajuda a aumentar os níveis de ferro no sangue, pois a vitamina C aumenta a absorção intestinal desse mineral. Esta situação pode ser particularmente benéfica no caso de pessoas com baixos níveis de ferro, sendo que nesses casos é aconselhado o consumo de ameixa (ou outra fruta rica em vitamina C) à sobremesa do almoço e/ou do jantar.
Pode ajudar a manter a saúde dos olhos – Há estudos que relacionam o consumo de ameixa com uma diminuição do risco de aparecimento de uma doença ocular associada ao envelhecimento, a degeneração macular. Trata-se de uma doença grave que, em estados avançados, pode originar uma perda significativa da visão ou mesmo cegueira.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *