Nutrição desportiva,  Nutrição geral

Será que as caminhadas podem realmente ajudar a perder peso?

Perder peso e, acima de tudo, manter um peso baixo, não é tarefa fácil. É bem difícil, aliás. No entanto, isso não significa que não seja possível, pois independentemente das características individuais de cada um, é possível qualquer pessoa perder peso. Para isso, há 3 fatores que podem e devem ser combinados: alimentação adequada, atividade física e motivação. E chegar a uma combinação otimizada destes três fatores pode ser uma tarefa complicada, pois não há fórmulas standard que possam ser aplicadas universalmente a toda a gente. Há pessoas que preferem alterar apenas a alimentação, há pessoas que preferem mudar apenas a atividade física, sendo que independentemente do caso, a motivação tem sempre que ser trabalhada. Mas será que é possível perder peso de forma sustentável, equilibrada e duradoura, mexendo apenas numa das variáveis? A resposta é: sim! Mas se combinando ambas, perder peso já é uma tarefa difícil, então usando apenas a alimentação ou o exercício físico, a tarefa torna-se ainda mais complicada. Ou seja, o ideal é que se mude o estilo de vida atuando ao mesmo tempo (em diferentes proporções) na alimentação e na atividade física.
Do ponto de vista da alimentação, obviamente que a primeira coisa a fazer é criar um balanço energético negativo, ou seja, consumir menos calorias do que as que são gastas pela pessoa. Atenção que este é apenas o início da história, pois é fundamental ajustar as proporções dos macro- e dos micronutrientes, de forma a otimizar a perda de peso sem comprometer a qualidade nutricional da alimentação. Do ponto de vista do exercício físico, são muitas as estratégias que podem ser adotadas, desde exercícios aeróbicos que promovam uma maior utilização da gordura corporal, até exercícios de força que promovam um maior ganho de massa muscular. No entanto, para a maior parte das pessoas com excesso de peso ou obesidade, a capacidade de fazer exercício físico é limitada, por causa de problemas ortopédicos, articulares, fraca forma física ou pouca motivação. E é neste contexto que surgem as célebres caminhadas, pois é um tipo de atividade física que a maior parte das pessoas até tolera fisicamente e gosta. Como se trata de um tipo de exercício físico muito pouco intenso, há muita gente que acha que são perda de tempo, e que não devem ser valorizadas, mas será que é mesmo assim?
Recentemente foi divulgado um estudo na revista Journal of Nutrition que procurou avaliar se as caminhadas (3h por semana) podem de facto ajudar a perder peso em pessoas com excesso de peso que estavam a seguir um plano alimentar. Foi observado que o grupo de pessoas que realizou as caminhadas apresentou melhores resultados ao nível dos parâmetros analisados, quando comparado com o grupo que cumpriu apenas o plano alimentar.
Podem perguntar-se se estes resultados são surpreendentes, e a resposta seguramente que vai ser que não. No entanto, decidi falar sobre este artigo porque me parece muito importante destacar que não sendo o cenário ideal, as caminhadas podem de facto ser um aliado muito importante para quem quer perder peso. Em primeiro lugar porque aumentam o gasto energético do corpo, ou seja, obrigam a pessoa a gastar mais calorias. Em segundo lugar, porque mantêm as pessoas ocupadas, longe das tentações alimentares que possam ter em casa. Em terceiro lugar, porque são uma ótima distração, o que pode ser particularmente relevante em pessoas com quadros depressivos, por exemplo. Eu costumo frequentemente aconselhar os meus pacientes a fazerem caminhadas, pois acredito que podem ser uma clara mais-valia para que os objetivos definidos possam ser atingidos…

4 Comments

  • Orquídea Maria Soares de Lima

    Eu costumo caminhar muito. Cheguei a caminhar cerca de 100Kms/semana e sempre a ganhar peso, até decidir fazer uma dietazinha. Actualmente estou a ganhar peso, mas duma forma mais “tímida” – ganho uns gramas, perco uns gramas, mas com tendência a ganhar mais do que perco – mesmo com as caminhadas. A única vez em que notei que perdi peso com as caminhadas, foi nos 14 dias que estive a fazer os caminhos de Santiago. Caminhar dia sim, dia sim e a comer relativamente pouco (o peso que poderia levar na mochila), tirando isso os kms que faço mensalmente não me fazem emagrecer. Será uma questão de idade? Já passei os 60, mas tenho uma vida activa, desde caminhadas a escalada (parada já há uns tempos), natação e hidroginástica (sem actividade desde Março), plantação de árvores e manutenção das florestas. Porque não estaciono o peso?

    • João Rodrigues

      Bom dia, penso que o ideal seria ser seguida por um nutricionista que lhe elaborasse um plano adequado às suas características individuais. A idade pode dificultar o objetivo de perder peso, mas se o plano for bem elaborado tem que ser capaz de emagrecer.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *