E o duelo de hoje coloca frente a frente, nada mais nada menos, do que dois peixes gordos, bastante consumidos em Portugal: a sardinha e o salmão. Sendo eu um grande fã de peixe, confesso que me deu um prazer especial preparar este duelo…
Quando se compara a composição nutricional destes alimentos, pode-se observar que existem algumas diferenças muito significativas…
Gostaria de começar por destacar que ambos os peixes são alimentos que têm lugar num padrão alimentar saudável, diversificado e equilibrado. No entanto, olhando para a tabela, há imediatamente algo que se destaca: apesar de ambos serem nutricionalmente interessantes, a sardinha parece ter uma composição nutricional mais rica, apesar de ter menos calorias. Do ponto de vista de macronutrientes, destacaria o menor teor de gordura, em particular de colesterol. Em relação às vitaminas, as principais diferenças envolvem as vitaminas A, B12 e D, cujos níveis são claramente superiores na sardinha. Por outro lado, a quantidade de vitamina E é bastante superior no salmão. Quanto aos minerais, a sardinha volta a ser mais rica, particularmente em relação ao zinco e ao cálcio. Por último, o salmão é um peixe que está associado claramente a um maior risco de contaminação do que a sardinha. Este é um tema controverso e complexo, que seguramente irei abordar com mais detalhe num post futuro…
Portanto, ambos são peixes fantásticos, que podem e devem ser consumidos com alguma regularidade (como são peixes bastante calóricos, o seu consumo por parte de quem quer perder peso ou manter um peso baixo deve ser particularmente rigoroso!). No entanto, fazendo eu o papel de árbitro deste duelo, parece-me ganho claramente pela sardinha.
Quem é que consegue resistir a uma bela sardinha assada na brasa, em cima de um pedaço de boroa, com um pimento assado como acompanhamento?