O Duelo de Alimentos de hoje é bem docinho, pois os lutadores de hoje são dois açúcares diferentes. De um lado temos o tradicional açúcar branco, e do outro lado o açúcar amarelo! Apesar de se tratar de dois tipos de açúcar, há algumas diferenças interessantes do ponto de vista nutricional… A tabela seguinte ilustra as principais caracterísicas de cada um deles. Como se pode constatar, do ponto de vista calórico não há diferenças significativas. Obviamente que do ponto de vista de composição de macronutrientes, ambos são compostos quase exclusivamente por hidratos de carbono. Na tabela não faço referência às vitaminas, pois nenhum dos açúcares apresenta quantidades significativas das…
-
-
Marketing alimentar… cuidado com a forma como as crianças encaram os alimentos!
Atualmente está a viver-se um período muito interessante na área da alimentação/nutrição. Nunca tanto como agora as pessoas estiveram tão atentas ao que comem. Nunca tanto como agora existiu uma variedade tão grande de produtos alimentares e suplementos disponíveis. Nunca tanto como agora existiu tanta (des)informação sobre “os alimentos que fazem bem e os alimentos que fazem mal”. Nunca tanto como agora a alimentação movimentou tanto dinheiro. Nunca tanto como agora… Todos estes desafios, dúvidas, opiniões e contradições com que se lida diariamente tornam o mundo da nutrição ainda mais fascinante. Obviamente que quando falo em alimentação, estou a falar em algo que é universal, pois toda a gente come,…
-
Principais diferenças entre os diferentes tipos de feijões
De uma maneira geral todos os feijões são ricos do ponto de vista nutricional. São excelentes fontes de fibra, minerais, algumas vitaminas, proteínas e antioxidantes. No entanto, existem muitas variedades diferentes de feijões. Será que as diferenças entre eles se resumem à cor, à forma ou ao tamanho? Obviamente que não, e apesar de existir uma composição mais ou menos comum entre eles, cada tipo de feijão tem algumas particularidades nutricionais que vale a pena conhecer e, eventualmente, explorar no dia-a-dia alimentar… Por exemplo, há algumas diferenças importantes ao nível dos macronutrientes e dos micronutrientes. Além disso, sabe-se que de uma maneira geral a cor dos feijões está relacionada com…
-
“A cenoura faz bem aos olhos” – Mito ou Verdade?
A cenoura é uma das melhores fontes naturais de beta-caroteno. Esta substância, que é responsável pela cor laranja das cenouras, é convertida em vitamina A pelo nosso organismo. Conforme já tive oportunidade de referir anteriormente (mais informações sobre a vitamina A neste post), a vitamina A desempenha várias funções no nosso corpo, sendo que a principal ocorre ao nível da visão. Na realidade, é esta vitamina que permite aos olhos a captação da luz visível. Sendo indispensável para a visão, a vitamina A deve ser obtida em quantidades adequadas a partir da alimentação, sendo que as cenouras podem ser um importante contributo para se atingirem os valores necessários. Lembro-me de…
-
15 alimentos que podem ajudar a prevenir e a lidar melhor com a depressão (parte 1)
Conforme tive oportunidade de escrever recentemente, a alimentação parece ter um papel muito importante ao nível da prevenção e minimização das consequências da depressão (pode consultar esse post aqui). Obviamente que quando se fala do impacto da alimentação em qualquer doença, parece-me fundamental traduzir essa informação em opções alimentares. Apesar de, com base no conhecimento atual, não ser possível criar dietas específicas para lidar com a depressão, aqui fica uma listagem de alimentos que podem ser benéficos não apenas ao nível da prevenção dessa doença, mas também para se lidar melhor com a mesma. – Nozes – As nozes são uma das melhores fontes alimentares de ácidos gordos insaturados ómega-3.…