A dieta Paleo é um padrão alimentar que, apesar de ter várias limitações (que irão merecer um post em breve), também tem algumas potenciais vantagens. Aqui ficam as principais: 1. A dieta Paleo não contém glúten – O glúten é uma proteína presente no trigo, cevada e centeio, que são alimentos que não são permitidos na dieta Paleo. Apesar de eu não ter nada contra o consumo de glúten, existem muitas pessoas com intolerância ao mesmo. Ou seja, a dieta Paleo pode ser seguida por pessoas com doença celíaca ou algum tipo de intolerância ao glúten. 2. A dieta Paleo está associada a um consumo muito baixo de hidratos de…
-
-
Marketing alimentar para crianças… e que tal tomar medidas sérias?
Vamos ser sinceros… Resistir às tentações alimentares com que se lida diariamente não é tarefa fácil. Aliás, para muitas pessoas infelizmente é uma tarefa (quase) impossível! Sejam doces, salgados, quentes, frios, etc., há tentações em quase todos os locais, e a força de vontade nem sempre é a adequada. E se se pensar no caso das crianças, percebe-se que a capacidade de resistir aos “alimentos proibidos” é, pelo menos teoricamente, ainda menor. Se a isto juntarmos a informação de que nas últimas três décadas a obesidade infantil aumentou cerca de 47%, percebe-se que anda há muito a fazer a este nível… Ainda por cima porque o excesso de peso durante…
-
11 (boas!) razões para consumir feijão
São muitos os motivos para incluir o feijão regularmente na sua alimentação. Aqui ficam as principais vantagens: – Os feijões são uma excelente fonte de fibra – Como contêm quantidades significativas de fibra alimentar, quer solúvel, quer insolúvel (mais informações sobre a fibra alimentar neste post), contribuem não só para um bom funcionamento do intestino, como também para a manutenção da saúde intestinal. Devido a isso, contribuem para uma diminuição do risco de obstipação (“prisão de ventre”), cancro do intestino, entre outros. – Os feijões são uma boa fonte de proteína – Uma das principais limitações nutricionais da maior parte dos alimentos de origem vegetal é a quantidade da proteína…
-
Ovos “verdes” vegetarianos (sem atum) feitos no forno
Ingredientes (4 doses): 8 claras cozidas 6 gemas cozidas 30g amaranto 30g amendoins picados grosseiramente 17,5g queijo fundido light (1 triângulo) 100g pão ralado 10g alho em pó Manjericão seco q.b. 3 ovos batidos Cebolinho q.b. 50g cenoura 50g maçã 100g tomate Preparação: 1. Cozer o amaranto 2. Misturar o amaranto com as gemas, os amendoins, o queijo e o cebolinho 3. Encher as claras com o preparado anterior 4. Temperar o pão ralado com o alho em pó e com o manjericão 5. Passar os ovos recheados por ovo batido e pão ralado 6. Levar ao forno a 180ºC, 20 minutos 7. Raspar a cenoura e a maçã 8.…
-
O que são e para que servem os macronutrientes?
Conforme escrevi num post recente, os nutrientes podem ser divididos em macronutrientes e micronutrientes (pode ler esse post aqui). Hoje vou falar sobre os primeiros… A palavra macronutriente começa com o prefixo “macro”, pois estes são os nutrientes presentes em maior quantidade nos alimentos. Há várias classes diferentes de macronutrientes. Três dessas classes são consensuais, ou seja, são sempre classificadas como macronutrientes. Estou a falar dos hidratos de carbono, dos lípidos e das proteínas. A quarta classe de macronutrientes, a fibra, por vezes é incluída no grupo dos micronutrientes (na minha opinião faz mais sentido pertencer aos macronutrientes!). Começando pelos hidratos de carbono, também chamados de carboidratos, estes são indispensáveis…