Nutrição geral

Desvantagens do vegetarianismo

Em primeiro lugar, gostaria de começar este post com uma ideia que me parece muito importante. O vegetarianismo é um padrão alimentar que, se for efetuado corretamente, é perfeitamente compatível com uma vida normal e saudável, estando até associado a vários potenciais benefícios (mais informações sobre os benefícios do vegetarianismo neste post). No entanto, repare que eu coloquei na frase anterior a expressão “se for efetuado corretamente”… ou seja, há alguns cuidados que os vegetarianos devem ter.
Se pensarmos na natureza do ser humano, observamos que somos animais omnívoros, ou seja, animais que se alimentam quer de produtos de origem animal, quer de origem vegetal. Portanto, de uma maneira geral estamos preparados para obter todos os nutrientes que precisamos a partir desses tipos de produtos. Naturalmente que se se optar por excluir da minha alimentação os produtos de origem animal, pode correr o risco de ter algum tipo de carência nutricional, pelo que deve estar muito atento à forma como escolhe e combina os alimentos de origem vegetal.
Na minha opinião, o principal risco de carência nutricional associado ao vegetarianismo envolve a vitamina B12. Esta vitamina é encontrada apenas nos produtos de origem animal, pelo que os vegetarianos necessitam de encontrar estratégias que visem contrariar essa potencial carência. As duas principais formas de resolver o problema passam pelo consumo de suplementos desta vitamina, ou de alimentos fortificados, que são alimentos que naturalmente não têm vitamina B12, e aos quais é adicionada essa vitamina.
Outra vitamina para a qual os vegetarianos estão num maior risco de carência é a vitamina D. Esta vitamina é difícil de ser obtida em quantidades suficientes através da alimentação omnívora, sendo que essa dificuldade é ainda maior para os vegetarianos. A principal fonte alimentar são os peixes gordos, pelo que, durante os meses de menor exposição solar (nós conseguimos sintetizar vitamina D quando a nossa pele fica exposta à radiação solar), os vegetarianos devem também recorrer a suplementos vitamínicos e/ou a alimentos fortificados.
Do ponto de vista mineral, o zinco é principalmente encontrado em produtos de origem animal, sendo que além de ser menos abundante nos vegetais, também se encontra menos biodisponível (alguns produtos de origem vegetal contêm substâncias que diminuem a absorção intestinal de zinco). Este problema da biodisponibilidade também afeta o ferro e o cálcio. No entanto, nestes casos não me parece tão importante a suplementação, mas sim um maior conhecimento de como combinar e confecionar os alimentos vegetais para tirar partidos dos minerais que contêm.
Uma preocupação frequente no caso dos vegetarianos é o consumo de proteína. Na realidade há 2 aspetos a considerar em relação a esta. Em primeiro lugar, a quantidade de proteína existente nos produtos de origem vegetal é, normalmente inferior à encontrada nos produtos de origem animal. Além disso, também a proteína vegetal é, na sua maioria, de pior qualidade nutricional, na medida em que vulgarmente contém quantidades baixas de alguns aminoácidos (blocos de construção das proteínas). Escolher bem os alimentos de origem vegetal (a soja é uma excelente fonte de proteína) e combiná-los corretamente é, por isso, muito importante.
Por último, mas não menos importante, convém referir que o facto de um vegetariano ter à sua disposição menos alimentos para preparar as suas refeições exige mais capacidade de imaginação e criatividade para que o seu padrão alimentar não se torne monótono, e com texturas e sabores muito repetitivos. Um vegetariano não necessita de consumir produtos específicos para vegetarianos, mas se o fizer, o preço pode também ser um fator importante, uma vez que normalmente esses produtos são mais caros do que as correspondentes versões tradicionais.
Concluindo, o vegetarianismo é um padrão alimentar perfeitamente saudável e sustentável, desde que seja aplicado de forma correta. Isso não significa, obviamente, que não tenha algumas potenciais desvantagens associadas. Conhecer as desvantagens e saber atuar de forma a minimizá-las ou eliminá-las é, por isso, fundamental para garantir que vai ser capaz de fazer as escolhas mais adequadas para si.

2 Comments

  • Director

    claro que essas desvantagens podem ser superadas, mas importante que saiba delas, pois ao escolher um novo estilo de vida, voc precisar mudar seus h bitos financeiros e de relacionamento tamb m. Os veganos e vegetarianos, assim como todo mundo, precisa de um acompanhamento nutricional para manter uma alimenta o saud vel. Todo nosso desenvolvimento natural depende de nutrientes e vitaminas e a maior parte delas v m da alimenta o.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *