O mel é um alimento que além de ser extremamente saboroso (e docinho!), também apresenta uma composição nutricional muito interessante. Devido a isso, o seu consumo tem vindo a ser associado a vários potenciais benefícios, nomeadamente ao nível da preservação da saúde e diminuição do risco de algumas doenças. Aqui ficam os principais benefícios associados ao consumo de mel: 1. O mel parece ajudar a diminuir o risco de alergias – Obviamente que isto não se aplica a quem é alérgico ao mel, mas existem evidências que apontam no sentido de o mel funcionar como uma espécie de “vacina natural” contra o pólen, pois contém pequenas quantidades do mesmo. Isto…
-
-
Queijos frescos assados
Ingredientes (4 doses): 2 queijos frescos magros “Longa duração” 15g amido de milho 1 ovo 40g pão ralado 6 queijos frescos magros “tradicionais” (daqueles com menos prazo de validade) 10g sementes de sésamo 10g sementes de papoila 10g manteiga de amendoim 10g azeite 4g alho (2 dentes) Tomilho q.b. Preparação: 1. Passar os dois queijos frescos não tradicionais pelo amido de milho 2. Passar esses queijos por ovo (previamente batido) e pão ralado 3. Repetir o passo 2 4. Forrar um tabuleiro com papel vegetal 5. Colocar os queijos panados sobre o papel vegetal 6. Passar 2 queijos frescos tradicionais por sementes de sésamo e papoila 7. Colocar esses queijos…
-
Horta dos Peixinhos: uma alternativa vegetal ao sal!
De certeza que já ouviu falar muitas vezes sobre a hipertensão arterial! Trata-se de um problema de saúde pública que se estima que em Portugal afeta 30-40% da população e que tem como principais consequências as doenças cardiovasculares (nomeadamente enfarte do miocárdio e AVCs). Ou seja, é um problema real, que está longe de estar controlado. Infelizmente, também está longe de ser compreendido… De qualquer das formas, sabe-se que o consumo excessivo de sal é um dos grandes responsáveis da hipertensão arterial. Além disso, o consumo excessivo de sal é um dos principais fatores de risco para o cancro do estômago. E é sobre uma alternativa ao sal que eu…
-
Carência e excesso de vitamina B6: o que pode acontecer?
A vitamina B6 pode ser obtida a partir de vários alimentos diferentes, o que significa que tendo uma alimentação variada e equilibrada dificilmente apresentará défice ou excesso dessa vitamina. Por isso é que na maioria dos países desenvolvidos a deficiência em vitamina B6 é uma condição muito rara, que se torna menos rara à medida que a pessoa vai envelhecendo. No entanto, convém referir que as necessidades diárias de vitamina B6 dependem da idade e do sexo. Além disso, no caso das mulheres a gravidez e a lactação aumentam esses valores. A deficiência de vitamina B6 é pouco frequente na forma isolada, sendo mais frequente em quadros onde existe uma…
-
Consumir chocolate rico em cacau pode melhorar o sistema circulatório e o sistema nervoso
Se há um alimento que é quase universalmente consensual é o… chocolate! Cada porção, cada quadradinho, cada dentada encerra em si uma explosão de sabores e aromas difíceis de atingir com qualquer outro alimento. É, sem dúvida, uma das grandes tentações alimentares para muita gente (ok, confesso, sou um grande fã de chocolate!). E se, por um lado, obviamente que o chocolate deve ser consumido com moderação, pois é um alimento muito calórico, e, por vezes, rico em açúcares e gorduras, quando consumido com moderação pode estar associado a algumas potenciais vantagens. Claro que todos os motivos que justifiquem o consumo de chocolate são, por razões óbvias, muito valorizados, no…