O mel é um dos adoçantes mais antigos que existem no nosso planeta. Mas não se limita a ser um simples adoçante, é muito mais do que isso. É um alimento muito saboroso, versátil, que pode ser incluído em inúmeras receitas e que apresenta vários potenciais benefícios para o nosso corpo. Afinal de contas, trata-se de um alimento que possui cerca de 600 substâncias diferentes na sua composição! No entanto, sendo um alimento bastante calórico, o seu consumo deve ser moderado, e não é pelo facto de ser produzido naturalmente que podemos ingeri-lo sem regras… O mel é utilizado na medicina tradicional há pelo menos 4000 anos, pois é considerado…
-
-
Jejum intermitente… uma moda que faz (ou não!) sentido?
O jejum intermitente pode ser definido de forma simples como a existência de períodos de abstinência voluntária da ingestão de comida e bebida. Trata-se de algo que já é praticado desde a Antiguidade por diferentes populações e em diferentes contextos. No entanto, provavelmente nunca tanto como agora o jejum intermitente tem sido alvo de tanta atenção e (des)informação. As opiniões sobre o mesmo multiplicam-se, mas as dúvidas mantêm-se… Há quem diga que o jejum intermitente é benéfico, há quem diga que é prejudicial, o que aliás não é de estranhar se pensarmos que estamos a falar de alimentação que é, provavelmente, a área da nossa vida onde existe mais controvérsia……
-
Couve-flor gratinada com amêndoas
Ingredientes (8 pessoas): 660g couve-flor Sal q.b. 3g alho em pó 50g amêndoas 200g natas magras Tomilho q.b. 60g mozzarella light Preparação: 1. Cozer a couve-flor (temperada com um pouco de sal) 2. Colocar a couve-flor numa assadeira 3. Polvilhar com o alho em pó 4. Adicionar as amêndoas 5. Adicionar as natas 6. Polvilhar com o tomilho 7. Cobrir com o queijo 8. Levar ao forno a 180ºC até ficar dourado Informação nutricional por dose: 130 kcal 8g hidratos de carbono 7g proteínas 9g lípidos Custo por dose: 0,39 euros
-
Alimentação Mediterrânica e capacidade cognitiva durante o envelhecimento
A célebre Alimentação Mediterrânica tem ganho (felizmente!) o destaque que merece, nos últimos anos. Os seus benefícios sociais, pessoais e económicos são inegáveis. Do ponto de vista da saúde, já muito tem sido dito, por exemplo, quanto à capacidade que este padrão alimentar tem de diminuir o risco do aparecimento de doenças cardiovasculares. Também ao nível das doenças crónicas, como o cancro ou as doenças neurodegenerativas, existe um efeito protetor significativo por parte do mesmo. Curiosamente, a maioria das considerações sobre a Alimentação Mediterrânica é feita pela negativa, ou seja, baseia-se em efeitos inibitórios que exerce sobre doenças. Mas se diminui o risco do aparecimento de várias doenças, é porque…
-
8 (boas!) razões para consumir kefir
Os produtos obtidos a partir da utilização dos diferentes tipos de kefir apresentam uma riqueza nutricional muito interessante, sendo que alguns dos benefícios associados ao seu consumo são, no mínimo, espetaculares! Aqui ficam os principais: 1. O leite fermentado com kefir é muito nutritivo – Originalmente o nome kefir aplicava-se à bebida obtida após fermentação de leite (de vaca ou cabra) com os “grãos” de kefir. Além dos nutrimentos provenientes do leite, sendo de destacar a proteína e o cálcio, esta bebida apresenta também vários compostos bioativos produzidos durante a fermentação, nomeadamente o kefirano, ácidos orgânicos e péptidos, bem como várias vitaminas do complexo B. 2. O leite fermentado com…