Nutrimentos

Vitamina B5: principais fontes alimentares

A vitamina B5 pode ser obtida a partir de muitas fontes alimentares diferentes, pelo que tendo uma alimentação equilibrada normalmente consegue atingir-se níveis adequados desta vitamina. As principais fontes alimentares incluem não só produtos de origem animal, tais como carne (qualquer tipo), vísceras (especialmente fígado e rins), peixe (principalmente salmão), marisco (em particular lagosta e amêijoas), ovos, leite e derivados, mas também produtos de origem vegetal, como, por exemplo, abacate, cereais integrais (quando refinados perdem até 75% da vitamina B5) sementes de girassol, leguminosas (em especial lentilhas, soja e ervilhas), brócolos, milho, couve-flor, tomate, couves, gérmen de trigo, aveia e batata doce. Os cogumelos e a levedura de cerveja são também excelentes fontes de ácido pantoténico. Apesar de ser uma vitamina amplamente disponível a partir da alimentação, o processamento, confeção e refinamento dos alimentos diminuir significativamente a quantidade de vitamina B5 disponível, pelo que, para tirar o melhor partido da alimentação, deve optar por consumir alimentos frescos e o mais próximo possível do seu estado natural.
O leite materno é também uma boa fonte de vitamina B5, pelo que os recém-nascidos conseguem obter a quantidade que necessitam a partir desse alimento.
Há estudos que sugerem que a vitamina B5 pode também ser produzida no nosso intestino, por ação das nossas “amigas” bactérias, a chamada microbiota intestinal (mais informações sobre o assunto aqui). Apesar de ainda não estar completamente provado, não me parece impossível que isso aconteça, pois no caso de outras vitaminas (vitamina K, por exemplo), a produção intestinal é atualmente reconhecida. Para que tal ocorra em quantidades significativa, é fundamental, por um lado, garantir um equilíbrio adequado e saudável da nossa microbiota, e por outro lado, uma alimentação correta da mesma. Para conseguir atingir esses objetivos deve apostar no consumo de fibra alimentar (mais informações sobre este assunto aqui).
Quando a alimentação é insuficiente, é também possível obter vitamina B5 a partir de suplementos vitamínicos. Neste caso tem inúmeras opções, com mais ou menos vitamina B5, em diferentes formas de consumo, e com diferentes posologias. Um aspeto importante a que deve estar atento, se de facto necessitar de suplementos de vitamina B5, é a existência ou não de outras vitaminas e minerais no suplemento que escolhe. Se só precisar de vitamina B5, pode não ganhar nada em tomar um multivitamínico, assim como se tiver várias carências vitamínicas, não faz sentido tomar apenas vitamina B5. De qualquer das formas, como o consumo de vitamina B5 pode provocar desequilíbrios nos níveis de outras vitaminas do complexo B, o mais frequente é optar-se por um suplemento multivitamínico. Como pode ver, há algumas variáveis importantes que devem considerar antes de iniciar uma suplementação, e os suplementos não são todos iguais, por isso procure aconselhamento adequado antes de optar por algum deles.
Em jeito de conclusão, procure ter uma alimentação equilibrada e diversificada. Se o fizer, muito dificilmente terá carências de vitamina B5, e, consequentemente, irá garantir que está a fornecer ao seu corpo tudo o que ele precisa para funcionar corretamente.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *