Nutrimentos

O que é a vitamina B5?

A vitamina B5 é também chamada de ácido pantoténico ou pantotenato. É uma das vitaminas que pertence ao complexo B, e que, tal como as restantes, é indispensável para o correto funcionamento do nosso corpo. No caso concreto da vitamina B5, trata-se de uma substância fundamental para a capacidade de obter energia a partir dos nutrientes, bem como para a capacidade das nossas células produzirem corretamente proteínas e gordura. Além disso, parece estar envolvida no funcionamento do sistema imunitário, em particular devido aos seus efeitos anti-inflamatórios. É fundamental para a produção da hemoglobina nos glóbulos vermelhos, que são células fundamentais para o transporte de oxigénio para todas as partes do nosso organismo (carências de vitamina B5 pode levar ao aparecimento de anemia). É também importante para o funcionamento de muitas glândulas, principalmente para a produção de hormonas esteróides. Contribui igualmente para o desenvolvimento e funcionamento do sistema nervoso, principalmente devido ao seu papel na produção de um neurotransmissor chamado acetilcolina, que é indispensável para a comunicação entre células do sistema nervoso e entre o sistema nervoso e outros órgãos, nomeadamente o músculo (uma das principais manifestações de carência de vitamina B5 é fadiga muscular!). Em relação ao sistema digestivo, a vitamina B5 não só é importante para a sua funcionalidade, como também ajuda na absorção e utilização da vitamina B2. Parece contribuir também para manter uma adequada saúde cardiovascular, através da diminuição dos níveis de colesterol, triglicéridos e da pressão arterial. Parece também estar associada a uma diminuição dos níveis de stress, sendo que, devido a isso tem sido investigado o potencial efeito da suplementação com vitamina B5 em situações de maior stress (como por exemplo em estudantes durante os exames). Pensa-se que este efeito se deve principalmente ao papel que a vitamina B5 tem ao nível da produção de várias hormonas, nomeadamente o cortisol e outras hormonas produzidas por umas glândulas chamadas supra-renais (também conhecidas como adrenais). Auxilia na desintoxicação do organismo, pois é fundamental para o funcionamento do fígado (que é a nossa principal “central” de desintoxicação). Por último, a vitamina B5 é importante para a manutenção da saúde do sistema respiratório, da pele (ao nível da cicatrização e prevenção de danos associados ao envelhecimento) e para prevenir a descoloração e queda de cabelo.
Como pode verificar, a vitamina B5 é fundamental para inúmeras funções do nosso organismo, pelo que deve ser obtida em quantidades adequadas a partir da alimentação. Nos casos em que tal não é possível, ou a quantidade ingerida é inferior às necessidades, pode recorrer-se a suplementos vitamínicos.
Além das funções fisiológicas da vitamina B5, também têm sido avaliados os potenciais benefícios da mesma em várias doenças. Alguns estudos têm vindo a destacar que a vitamina B5 poderá ser benéfica no tratamento da acne, não só devido a um aumento da hidratação mas também da capacidade de cicatrização da pele. Além disso, como a vitamina B5 tem propriedades anti-inflamatórias, pode também contribuir para a diminuição da acne a esse nível. No caso da artrite reumatoide, tem sido observado que vários pacientes apresentam níveis baixos de vitamina B5. Devido a isso, tem sido especulado sobre possíveis benefícios dessa vitamina na doença, particularmente ao nível da dor e rigidez que estes pacientes apresentam, ainda que para já os resultados estão longe de ser conclusivos. Outras doenças para as quais tem sido investigado o efeito da vitamina B5, mas para as quais ainda não existem provas científicas suficientes, incluem autismo, candidíase, doença de Parkinson, asma, etc.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *