Nutrição geral

Cabelos brancos… o que é que a alimentação pode fazer para os prevenir?

Há quem diga que cabelos brancos são sinónimo de charme, de elegância, ou até mesmo de sabedoria. No entanto, também há quem ache que são, simplesmente, uma “dor de cabeça”, e que são sinónimo de que se está a ficar velho. Independentemente de quem tem razão, uma coisa é certa, se durarmos tempo suficiente, todos nós ficaremos com os cabelos brancos. Claro que a genética, a produção hormonal e a idade são características que influenciam claramente a cor do cabelo. No entanto, existem outros fatores que também contribuem para que o cabelo comece, inevitavelmente, a ficar grisalho. As nossas escolhas alimentares são um dos principais fatores.
Aqui fica uma lista dos principais fatores que podem ajudar a diminuir a formação de cabelos brancos:
Frutos oleaginosos – Sendo globalmente ricos em cobre, contribuem para impedir que a cor do cabelo se perca, pois o cobre é fundamental para a produção de melanina (pigmento que dar a cor à pele mas também ao cabelo).
Ostras – Devido ao seu elevado teor em zinco, são também úteis para a manutenção da cor do cabelo.
Camarões – Além de serem uma boa fonte de zinco, contêm também quantidades interessantes de gordura insaturada ómega-3, que dão saúde e vitalidade ao cabelo. Para quem gosta de camarões, aqui fica um bom motivo para os comer com mais frequência…
Carne e peixe – A carne e o peixe são as nossas principais fontes alimentares de vitamina B12. Esta vitamina desempenha várias funções no organismo, nomeadamente ao nível da preservação da cor do cabelo.
Brócolos – Devido ao seu elevado teor de ácido fólico e de vitamina C, os brócolos podem ser importantes aliados para atrasar o aparecimento dos cabelos brancos.
Peixes gordos – Sendo a nossa principal fonte alimentar natural de vitamina D, os peixes gordos ajudam a prevenir o aparecimento dos cabelos brancos, pois esta vitamina é fundamental para a saúde e, consequentemente, para a cor dos mesmos.
Cebola – A cebola parece ser particularmente eficaz a fortalecer as defesas antioxidantes envolvidas na proteção do cabelo.
Ervas aromáticas – Algumas ervas aromáticas, tais como o rosmaninho e a salva, têm vindo a ser associadas a uma diminuição do aparecimento dos cabelos brancos. Os dados não são ainda conclusivos…
Por outro lado, são vários os fatores que podem contribuir para um aparecimento precoce dos cabelos brancos, nomeadamente:
Comer alimentos açucarados – Bolos, refrigerantes, rebuçados, gomas, etc., são exemplos de alimentos que, muito por causa da quantidade de açúcar que contêm, estão associados a uma aceleração do envelhecimento. Naturalmente que isso também se irá refletir na cor dos cabelos…
Fumar – Além de estar claramente associado ao aparecimento de muitas doenças diferentes (não apenas nos pulmões, mas um pouco por todo o corpo), fumar também provoca um envelhecimento precoce, sendo atualmente considerado um fator chave para o aparecimento de cabelos brancos.
Como pode constatar, a alimentação parece ser um importante aliado não apenas para manter a saúde dos cabelos, mas também para preservar a sua cor natural!

2 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *