Nutrição geral

6 dicas para comer menos em cada refeição

Na minha opinião ter uma alimentação equilibrada passa por duas ideias fundamentais: saber O QUE comer e saber QUANTO comer. E se no caso da primeira, é relativamente fácil saber-se o que se deve ou não comer, no caso da segunda já não é tanto assim. Quantas vezes pensou que ia comer apenas um bocadinho de chocolate, e quando deu por ela, comeu quase meia tablete? Ou então quantas vezes pensou que ia apenas provar um bocadinho de comida/sobremesa e, quando reparou, já tinha comido três vezes mais do que queria? Penso que quase toda a gente se revê neste tipo de situações, por isso parece-me fundamental criar estratégias que nos ajudem a controlar a quantidade das coisas que comemos. Até porque, se conseguirmos fazer isso, a nossa alimentação torna-se muito mais agradável, pois passa a haver lugar para alguns “pecados” de vez em quando, desde que sejam “pecados pequenos”…
Aqui ficam algumas dicas para tentar ajudá-lo a controlar melhor as quantidades do que come:
1. Utilize pratos mais pequenos – Este conselho parece uma brincadeira, mas experimente utilizar um prato de sobremesa para colocar a comida do almoço ou do jantar. Aposto que no final vai ficar surpreendido por ver que comeu muito menos do que o costume e que, na realidade, conseguiu enganar o seu cérebro.
2. Comece por colocar no prato os alimentos menos calóricos – Se quer controlar a quantidade de comida ou sobremesa que come, comece por ocupar o prato com uma boa quantidade de salada/legumes, ou de fruta, respetivamente. Desta forma vai ficar com muito menos espaço para aquilo que engorda mais e, naturalmente, vai comer menos.
3. Comece sempre a refeição com sopa e a sobremesa com fruta – A sopa e a fruta engordam normalmente menos do que o prato ou as sobremesas doces. Por isso este conselho é fácil de perceber, o que se pretende é começar a encher o estômago com alimentos menos calóricos, para ter menos vontade de comer o resto.
4. Imediatamente antes de começar a comer a sopa beba água – Beba 1-2 copos de água cheios mesmo antes de começar a comer. Faça-o, mesmo que não tenha sede! Vai encher o estômago com algo que não engorda, e isso vai tirar-lhe um bocado a vontade de comer o que vem a seguir…
5. Coma devagar – O nosso cérebro precisa de cerca de 20-30 minutos para começar a perceber que o estômago está a ficar cheio. Ou seja, se comer muito rápido, quando o seu cérebro se aperceber, já vai ser tarde: já comeu o que devia e o que não devia! Coma devagar, mastigue bem os alimentos, sinta os sabores e as texturas, usufrua de cada instante que passa à mesa. Se estiver acompanhado converse, transforme a refeição num momento de convívio, à boa maneira da tradição Mediterrânica. E quando der por ela, a sensação de saciedade começa a surgir e vai acabar por comer bem menos.
6. Quando acabar a refeição, vá lavar os dentes – Este é um conselho que devia ser obrigatório. Em primeiro lugar porque assim vai conseguir manter uma melhor saúde oral, pois não vai dar tempo às bactérias que existem na boca para começarem a crescer e a danificar os seus dentes e gengivas. Em segundo lugar porque se tiver os dentes lavados já não vai cair na tentação de continuar a comer, não por fome mas por vício…
Vai ver que se colocar em prática estes conselhos, vai começar a comer menos em cada refeição. E na realidade a nossa alimentação deve mesmo basear-se nessa ideia: comer de tudo, mas em quantidades controladas!

2 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *