Nutrição geral

18 alimentos que podem ajudar a promover a saúde dos seus cabelos (parte 2)

Recentemente escrevi um post sobre alguns alimentos que podem contribuir para que o seu cabelo tenham um aspeto mais saudável (pode ler o post aqui). Hoje vou falar-lhe nos restantes onze alimentos que faltam:
Peixes gordos (sardinha, cavala, salmão, …) – Os peixes gordos são a nossa principal fonte alimentar natural de vitamina D. Esta vitamina tem sido alvo de algumas controvérsias nos últimos tempos, mas uma coisa é certa, trata-se de uma molécula indispensável para o nosso organismo. Além da vitamina D, os peixes gordos fornecem-nos também gordura ómega-3. A combinação de ambos parece ser particularmente importante para a saúde capilar.
Aveia – A aveia é rica em ferro (e outros minerais), bem como em gordura insaturada, pelo que pode contribuir para o crescimento do cabelo e a manutenção da sua saúde.
Ovos – Os ovos são uma excelente fonte de vitamina B7 (conhecida como biotina), sendo que para isso devem estar cozinhados (se estiverem crus impedem a absorção correta da biotina). Sabe-se que carências de biotina estão frequentemente associadas à queda do cabelo, portanto se quer manter a sua densidade capilar deve garantir níveis adequados de vitamina B7.
Hortícolas de folhas verdes – De uma maneira geral os hortícolas de folha verde são uma excelente fonte de vitamina B9 (também chamada de ácido fólico). Esta vitamina é muito importante para a circulação sanguínea. Para o cabelo se manter saudável, os folículos capilares devem receber quantidades adequadas de sangue, sendo que os alimentos ricos em ácido fólico podem ser muito importantes para atingir esse objetivo.
Ostras – As ostras são uma das melhores fontes alimentares de zinco. Quando este mineral está em falta, o cabelo tem tendência a cair (bem como os restantes pelos corporais, até mesmo as pestanas!). Ou seja, para a saúde capilar é fundamental garantir níveis adequados de zinco.
Bagas – As bagas são uma excelente fontes de vitamina C e outros antioxidantes, que ajudam a proteger a integridade dos folículos capilares. Consequentemente, contribuem para a formação e saúde dos cabelos.
Fígado – Apesar de ser um alimento que normalmente desperta reações extremas (ou se gosta muito, ou se detesta), uma coisa é inegável: do ponto de vista nutricional, o fígado é um dos alimentos mais ricos que se pode ingerir! No caso concreto dos efeitos capilares, gostaria de destacar o facto de o fígado ser uma excelente fonte de ferro e de cobre, dois minerais fundamentais para a formação, saúde e cor do cabelo.
Sementes de abóbora – As sementes de abóbora são uma boa fonte de zinco, que é fundamental para evitar a queda e a secura do cabelo. Além disso estas sementes são também uma excelente fonte de gorduras instauradas, que promovem a saúde capilar.
Cereais integrais – De uma maneira geral, os cereais integrais são uma excelente fonte alimentar de vários minerais e vitaminas. No caso concreto do cabelo, apesar de fornecerem vários nutrimentos indispensáveis para a saúde do mesmo, gostaria de destacar a vitamina B7, que ajuda a impedir a queda de cabelo.
Carne e peixe – Uma vez que o cabelo é essencialmente composto por proteína, se não se ingerir proteína suficiente corre-se o risco de começar a ter o cabelo mais enfraquecido. A principal fonte de proteína da nossa alimentação é a carne e o peixe, sendo que nestes casos a proteína é considerada de elevado valor biológico, ou seja, dá-nos todos os blocos de construção (aminoácidos) necessários para o nosso corpo produzir qualquer proteína, incluindo o cabelo.
Legumes e fruta cor de laranja (cenoura, abóbora, batata doce, manga, meloa cantaloupe, …) – Os legumes cor de laranja têm essa cor porque são ricos num pigmento chamado beta-caroteno. Esta substância é convertida em vitamina A no nosso corpo, que é fundamental para o aspeto sedoso e brilhante do cabelo.

2 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *