Alimentos

Aveia: saúde em forma de cereal!

A aveia é um dos cereais mais nutritivos que existe! É obtida a partir de uma planta originária da Ásia, que cresce em condições de solo e de clima pouco exigentes, mesmo em situações onde outro tipo de plantações não sobrevive. Antes de ser consumida como alimento, a aveia era utilizada para fins medicinais. Ainda bem que atualmente a sua utilização alimentar já se encontra completamente estabelecida, pois além da sua composição nutricional extremamente rica, pois é uma fantástica fonte de fibra, vitaminas, minerais e antioxidantes, possui também uma textura espetacular e um sabor fantástico! É um alimento que está na moda, sem dúvida nenhuma, mas justifica toda a atenção que tem merecido, principalmente nos últimos anos. Apesar de ser colhida no outono, a aveia encontra-se disponível o ano inteiro em lojas especializadas ou em grandes superfícies.
O seu consumo tem sido associado a vários benefícios, não só em pessoas com determinadas doenças, mas, sobretudo, em pessoas saudáveis, pois parece estar associado com um menor risco de várias complicações de saúde. Além disso, é um importante aliado para quem quer perder peso. Alguns dos efeitos benéficos da aveia são a diminuição do risco de doenças cardiovasculares e de diabetes, proteção da pele, regularização do trânsito intestinal e indução da saciedade.
Do ponto de vista nutricional, poucos alimentos são tão densos nutricionalmente, ou seja, poucos alimentos nos fornecem uma quantidade e variedade de nutrimentos tão elevada como a aveia. A sua composição é equilibrada, sendo uma ótima fonte de fibra, hidratos de carbono, proteína e gordura. Além disso, é também rica em antioxidantes e outros compostos bioativos. Há dois compostos que merecem uma atenção em particular, a fibra solúvel composta por beta-glucanos, e os antioxidantes avenantramidas.
O que é que se pode encontrar em 100g de aveia crua?
– 246kcal
– 66,2g hidratos de carbono
– 17,3g proteína
– 7,0g gordura
– 15,4g fibra
– 282% (!!!) da DDR (dose diária recomendada) de manganês
– 151% da DDR de selénio
– 105% da DDR de fósforo
– 106% da DDR de vitamina B1
– 78% da DDR de magnésio
– 44% da DDR de zinco
– 40% da DDR de cobre
– 36% da DDR de ferro
– 28% da DDR de potássio
– 25% da DDR de vitamina B5
– 16% da DDR de vitamina B2
– 12% da DDR de vitamina B6
– 8% da DDR de vitamina E
– 6% da DDR de vitamina B3 e de cálcio
Olhando para estes valores, está à espera de quê para incluir a aveia nos seus hábitos alimentares? 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *