Grávidas, crianças e adolescentes

Qual é o impacto que as distrações eletrónicas antes de dormir têm no peso do seu filho?

Este post não vai ser diretamente sobre alimentação ou nutrição, mas vai ser sobre outro fator que tem um impacto importante em várias características de uma pessoa, nomeadamente, no seu peso. Estou a falar do sono! O sono é um período indispensável para o nosso organismo recuperar de tudo a que esteve sujeito durante o dia, e para voltar a ter os seus equilíbrios bioquímicos e funcionais corretos. Por isso, não é de estranhar que problemas com o sono possam ter consequências diretas no estado de saúde geral de uma pessoa, e no risco de aparecimento de várias doenças, nomeadamente doenças crónicas como a obesidade. Apesar de ser consensual que todos temos que dormir, ainda não está completamente estabelecido qual o número de horas de sono ideal, pois este valor depende de muitos fatores, tais como as características individuais de cada um, o que aconteceu nesse dia, o estado emocional, a capacidade respiratória, a temperatura, etc. Mas uma coisa é certa, só com um descanso adequado é que conseguimos manter a nossa saúde física e mental!
Fazendo uma comparação com o que acontecia há 20 anos, verifica-se que atualmente as crianças dormem bastante menos. Por exemplo, entre 1974 e 1986 em média as crianças passaram a dormir menos uma hora… São muitas as possíveis explicações para isso acontecer, sendo que a mais óbvia será o facto de a televisão e, mais tarde as consolas, internet, tablets e smartphones, proporcionarem mais entretenimento, e mais variado, pelo que as crianças se entretêm acordadas até mais tarde. O problema destas “distrações eletrónicas” é que o seu impacto no sono não se limita à diminuição da duração do mesmo, pois também afeta a qualidade e a eficiência do sono. Sabendo que um défice de sono aumenta o risco de obesidade, e que a obesidade tem vindo a aumentar, principalmente nas crianças, basta somar 1+1… Por isso, torna-se crucial compreender que tipo de comportamentos é que pode ser modificado/eliminado para garantir um descanso adequado às crianças e, consequentemente, contribuir dessa forma para uma composição corporal mais adequada e um peso mais saudável.
Num estudo publicado recentemente, foi investigado qual o efeito da utilização de “distrações eletrónicas” no quarto, na hora antes de dormir, na duração, qualidade e eficiência do sono. Em paralelo, foi também investigado qual o papel da leitura no sono das crianças. Este trabalho contou com a colaboração de mais de 2300 crianças do 1º ciclo. Foi observado que a presença e utilização de “distrações eletrónicas” no quarto na hora antes de dormir diminuíram a duração, qualidade e eficiência do sono. Além disso, foi observada também um aumento no peso das crianças. Os efeitos dependeram do tipo de distração analisado, sendo que a televisão, computador e telemóvel pareceram ser os que tiveram mais impacto. Por outro lado, a leitura pareceu ter um efeito contrário.
Este trabalho vem realçar a importância que os pais têm no dia-a-dia e no desenvolvimento das crianças. Na minha opinião deve evitar-se que as crianças tenham nos seus quartos as tais “distrações eletrónicas”, ou então, pelo menos, que as utilizem na hora antes de adormecerem. Não me parece dramático proibir uma criança de jogar tablet, ou estar nas redes sociais durante esse período de tempo, têm muito tempo durante o dia para fazer essas atividades. Claro que este tipo de entretenimento também tem algumas vantagens, mas quando ocorre na altura certa, ou seja, durante o dia, e sem exageros. No entanto, para se proibir isso, parece-me indispensável que os pais possam dar o exemplo. Porque não aproveitar essa hora para fazer uns jogos em família, ou conversar sobre o que aconteceu durante o dia? Vai ver que o bem-estar físico e psicológico do seu filho vai aumentar, o seu também, e vai contribuir para que o seu filho esteja em menor risco de vir a sofrer de excesso de peso. E se pensarmos nos casos de crianças que já têm esse excesso de peso, e que estão sujeitas a um tratamento para redução do mesmo, este pode ser um detalhe que pode fazer a diferença…

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *