O cancro é um problema de saúde pública que dispensa apresentações. Além de ser uma das principais causas de morte em todo o mundo, é também um problema que compromete de forma decisiva a qualidade de vida de muitos pacientes que têm a felicidade de superar esta terrível doença. Já para não falar na parte psicológica que, seguramente, deve ficar muito afetada em muitos pacientes, devido à sensação de que poderão estar sempre com “a corda no pescoço”. Por tudo isto e muito mais, o cancro é um tema que merece uma concentração de esforços particularmente significativa, ao nível de todos os profissionais de saúde, incluindo, obviamente, os nutricionistas. A…
-
-
Ingestão de cálcio e diminuição do risco de problemas de saúde
Vivemos numa época onde, na minha opinião, o leite e os seus derivados (mas principalmente o leite!) são muito “maltratados”. São muitas as pessoas que defendem que o consumo de produtos lácteos deve ser evitado, apresentando vários argumentos (alguns até bastante criativos…) a favor dessa ideia. Independentemente de estarem certas ou erradas, uma coisa é certa: NÃO existe evidência científica robusta que apoie a eliminação do leite e derivados da nossa alimentação, muito pelo contrário. Há muitos mais estudos que destacam os seus benefícios do que os potenciais riscos. No entanto, há casos onde, obviamente, o consumo de produtos lácteos deve ser evitado. Estou a falar essencialmente dos casos de…
-
Vitamina A: um aliado indispensável para grávidas e recém-nascidos
O desenvolvimento embrionário é um período da nossa vida crítico para aquilo que seremos após o nascimento. Apesar de o feto se encontrar no interior do útero da mãe, isso não significa que não esteja exposto ao ambiente, de forma indireta. Na realidade, é uma altura na qual estamos particularmente vulneráveis ao ambiente que nos rodeia! E um dos aspetos que mais pode influenciar o nosso desenvolvimento, no bom e no mau sentido, é a alimentação e o estado nutricional da mãe durante a gravidez. São muitos os erros alimentares que são vulgarmente cometidos por nós, mas que, na gravidez, assumem uma relevância maior. Evitar alimentos potencialmente perigosos, ter uma…
-
Envelhecimento cerebral e alimentação
O envelhecimento é inevitável! Isto não é novidade para ninguém, e por muito que o tentemos mascarar, com cosméticos e cirurgias, ele vai acabar sempre por se manifestar. No entanto, as rugas e o envelhecimento da pele são apenas a ponta do iceberg do envelhecimento, são apenas a parte mais visível, mas no nosso corpo o envelhecimento é responsável por inúmeras alterações moleculares e bioquímicas que vão alterando a capacidade funcional dos diferentes órgãos. Um desses órgãos é o cérebro e por isso, à medida que vamos envelhecendo, vamos perdendo a memória, a capacidade de raciocínio, entre outras características. Além disso, o envelhecimento é também um fator de risco para…
-
12 (boas!) razões para comer amaranto
Apesar de ainda não ser um alimento frequentemente incluído na nossa alimentação, são várias as razões para incluir o amaranto no seu padrão alimentar. Aqui ficam as principais: 1. O amaranto é muito nutritivo – Além de conter uma grande quantidade de proteína completa (ver mais abaixo), é também uma ótima fonte de fibra e vários sais minerais indispensáveis para o funcionamento do nosso organismo, tal como o cálcio, magnésio, potássio, fósforo e ferro. 2. O amaranto contém grandes quantidades de proteína – O amaranto apresenta uma quantidade de proteína muito elevada, considerando que se trata de um produto de origem vegetal. A concentração de proteína no amaranto é de…