• Alimentos

    Amaranto: o “ouro” comestível dos Aztecas

    O amaranto é uma semente que se obtém a partir de uma planta que, em várias regiões do mundo é considerada uma erva daninha (cada planta pode produzir até 60000 sementes de amaranto!). Atualmente são conhecidas cerca de 60 variedades diferentes. As suas semelhanças com a quinoa (mais informações aqui) são evidentes, a nível do aspeto, mas também em termos nutricionais. Esta semente era um elemento central da alimentação dos Aztecas, sendo amplamente consumida até à chegada dos descobridores Espanhóis. Infelizmente, nessa altura a maior parte das plantações de amaranto foram destruídas, o que contribuiu de forma decisiva para que esta fantástica semente começasse a ser muito menos consumida. Além…

  • Nutrição geral

    O impacto que as promoções podem ter no consumo de frutas e hortícolas

    Apesar de toda a gente saber que o consumo de frutas e hortícolas está associado a uma melhor saúde e a uma diminuição do risco de várias doenças, nomeadamente, diabetes, hipertensão arterial e vários tipos de cancro, o que é certo é que, de acordo com o Inquérito Alimentar Nacional e de Atividade Física, cujos dados foram apresentados há poucos meses, mais de metade da população portuguesa não consume as 400g diárias recomendadas (este problema é particularmente grave em crianças e adolescentes!). É caso para dizer: “Melhor do que as palavras são os atos”… São muitas as possíveis razões por detrás desta situação, e por isso é particularmente importante perceber…

  • Nutrimentos

    O que é a vitamina A?

    Quando se fala em vitamina A, normalmente pensa-se numa única molécula. Na realidade, o conceito de vitamina A engloba um conjunto de várias moléculas insolúveis em água, designadas de retinoides. Esse conjunto inclui o retinol, o retinal, o ácido retinóico e os ésteres retinílicos. Apesar disso, e por uma questão de tornar este texto mais simples, irei continuar a referir-me como sendo a vitamina A. Do ponto de vista da alimentação, a quantidade de vitamina A que devemos ingerir depende essencialmente da idade e do sexo de cada pessoa. Está disponível sob duas variantes: vitamina A pré-formada (retinol e ésteres retinílicos) e pró-vitamina A (carotenoides). A primeira é encontrada em…

  • Nutrição geral

    Dietas pobres em gordura e o seu impacto no risco de doenças cardiovasculares

    Há uns anos atrás, as grandes preocupações alimentares/nutricionais estavam essencialmente centradas na quantidade de gordura ingerida, sendo que as dietas de baixo teor em gordura (as célebres dietas low fat) conquistaram adeptos um pouco por todo o lado. Entretanto, com o avançar do conhecimento, e com a inevitável influência das “modas” na alimentação, as gorduras foram perdendo algum do destaque que tiveram, e vivem agora num aparente estado de graça, enquanto os maus da fita passaram a ser os hidratos de carbono. Ou seja, as dietas low fat foram destronadas pelas dietas low carb (pobres em hidratos de carbono) por aqueles que procuram uma alimentação mais saudável (?!). Apesar desta…

  • Nutrição geral

    Há mais plástico na cozinha do que imagina…

    Recentemente escrevi um post sobre os recipientes de plástico que utilizamos para guardar ou aquecer a comida (pode consultar esse post aqui). Este problema, porque é mesmo, na minha opinião, um problema, não se esgota apenas nos recipientes a que nós vulgarmente chamamos de tupperwares (atenção que não tenho nenhum interesse comercial!). Há muito plástico menos evidente numa cozinha, e que pode ter um impacto tão ou mais negativo na nossa saúde… Por exemplo, já reparou que atualmente a maior parte dos utensílios de cozinha que existem nas lojas, tais como a escumadeira, a colher de pau (?), o coador, a pinça, etc., são quase sempre de plástico? E que…